Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Instituto Atá, do chef Alex Atala, promove o primeiro evento no Mercado de Pinheiros

No processo de ocupação dos boxes do Mercado Municipal de Pinheiros, o chef Alex Atala e o Instituto Atá, organização gerida por ele, respondem pela nova agenda cultural do espaço público. É a gastronomia ganhando mais visibilidade como cultura. + A grande virada do Mercado de Pinheiros O primeiro evento será nesta quarta (16) e se […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 12h54 - Publicado em 12 mar 2016, 22h49
Atala: estreia de box com produtos da Amazônia e da Mata Atlântica (Fotos: Paulo Vitale)

Atala no box de produtos da Amazônia e da Mata Atlântica: estreia da agenda cultural (Fotos: Paulo Vitale)

No processo de ocupação dos boxes do Mercado Municipal de Pinheiros, o chef Alex Atala e o Instituto Atá, organização gerida por ele, respondem pela nova agenda cultural do espaço público. É a gastronomia ganhando mais visibilidade como cultura.

+ A grande virada do Mercado de Pinheiros

O primeiro evento será nesta quarta (16) e se intitula Conexão São Paulo-Biomas (os produtos brasileiros não estão divididos pelas clássicas regiões do país, mas por áreas de influência ambiental).

Vista do mercado:  frutas, legumes, farinhas e carnes convivem com as novidade

Vista do mercado: frutas, legumes, farinhas e carnes convivem com as novidade

Conversei com Atala que passou todos os detalhes da programa de inauguração em primeira mão. Confira:

Continua após a publicidade

13h às 14h: Degustação de produtos dos diferentes biomas do Brasil

14h às 17h: Rodas de conversas com pequenos produtores e líderes de comunidades indígenas de diferentes regiões do país. Entre os participantes, estão confirmados os nomes de André Fernando Baniwa e Julia Luiza Pascoal Baniwa, representantes da comunidade baniwa, da região amazônica do alto Rio Içana (fronteira do Brasil com a Colômbia),  Joanna Martins, do Instituto Paulo Martins, em Belém, Beth Sá, produtora de cambuci no bairro de Parelheiros, e a única que cultiva a fruta no perímetro urbano de São Paulo, Mayk Arruda, gerente da Fruta Sã e diretor administrativo da Central do Cerrado, a quebradeira paraense de coco babaçu Cledineuza e o chef Marcelo Avilla, de Pelotas, produtor de charque de cordeiro.

+ Meu adeus a Umberto Eco

Esse encontro contará ainda com a restauratrice Ana Maria Massochi, da churrascaria Martín Fierro, e  Daniel Castelli, do Monã Centro de Estudos Ambientais, além de Roberto Smeraldi e Georges Schnyder, ambos membros do Instituto Atá.

Checho Gonzales, Alex Atala e Rodrigo Oliveira: propulsores da mudança

Checho Gonzales, Atala e Rodrigo Oliveira: entusiastas da mudança

Continua após a publicidade

17h: Abertura do seminário Conexão: São Paulo – Biomas, com a presença do prefeito Fernando Haddad e do secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo Artur Henrique. A mediação da mesa será do jornalista Gilberto Dimenstein. Além do próprio Atala, estarão por Beto Ricardo, dos institutos Socioambiental e Atá, André Villas-Bôas, do Instituto Socioambiental, Marcos Livi, proprietário do box do pampas e do bar-restaurante Quintana, Gabriel Menezes, do Instituto Auá, e Luis Corrazza, da Central do Cerrado. Ainda estão por confirmar o prefeito Haddad e os secretários Artur Henrique e Nabil Bonduki, responsável pela pasta da Cultura e também pelo projeto de orgânicos na merenda escolar.

+ Dois novos restaurantes de Salvatore Loi, um deles com Paulo Barros

Mercado Municipal de Pinheiros
Rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros.
Segunda a sábado, das 8h às 18h. Fecha aos domingos.

Caderno de receitas:
+ Dadinhos de tapioca, do Mocotó
+ Receitas do cozido maní-ocas, do Maní
+ Bolo brigadeiro sem leite condensado, Monte Líbano

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.