Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Conheça os vencedores do Prêmio Nina Horta

Concurso literário organizado em homenagem à maior cronista gastronômica do Brasil destaca três nomes entre 735 inscritos

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 jan 2020, 05h01

Não é sopa! Neste domingo, 19, anuncio em primeira mão os três vencedores da edição de estreia do Prêmio Nina Horta de Crônica Gastronômica. E em um dia de um significado especial: o aniversário da escritora morta em outubro passado. Escrevi sobre o concurso na época do lançamento pelos idealizadores, a filha de Nina, Dulce Horta, que organizou tudo junto do amigo Luiz Horta (apenas uma coincidência de sobrenomes, já que eles não têm qualquer parentesco).

Como as inscrições tiveram um número muito expressivo — foram 735 textos recebidos pelos organizadores, não se selecionou apenas o vencedor, mas também o segundo e terceiro colocados.

Para chegar ao resultado, coube a um júri, composto por cinco pessoas e mantido em segredo, a missão nada fácil de escolher os finalistas. Para que não houvesse dúvida, dois jurados extras entraram na reta final, quando havia só 30 candidatos ao título.

Numa das conversas que tive com Dulce, ela contou que os avaliadores ficaram surpresos com a qualidade das crônicas. “Recebemos textos muito bons”, diz com alegria. “Eram concorrentes de alto nível e foi uma grande dificuldade chegar a uma decisão.”

Os nomes dos escolhidos são:

1. Afiar de Facas, Mariana Vieira

Continua após a publicidade

2. O Perfume da Manga, Cassio Zanatta

3. Comida de Velório, Márcia Borges Martini

O anúncio oficial será feito pelo próprio Facebook da Nina Horta. Cada um dos três ganhadores receberá um email para a posterior entrega dos prêmios. Tanto a família de Nina Horta quanto os organizadores “agradecem o imenso interesse pela premiação e o carinho demonstrado em inúmeros emails recebidos junto com as inscrições.”

Agora, é aguardar a divulgação dos artigos campeões. E esperar ansiosamente a próxima edição do prêmio, já que não é comum ver concursos para valorizar textos de gastronomia no Brasil.

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.