Conheça os vencedores do Prêmio Nina Horta

Concurso literário organizado em homenagem à maior cronista gastronômica do Brasil destaca três nomes entre 735 inscritos

Não é sopa! Neste domingo, 19, anuncio em primeira mão os três vencedores da edição de estreia do Prêmio Nina Horta de Crônica Gastronômica. E em um dia de um significado especial: o aniversário da escritora morta em outubro passado. Escrevi sobre o concurso na época do lançamento pelos idealizadores, a filha de Nina, Dulce Horta, que organizou tudo junto do amigo Luiz Horta (apenas uma coincidência de sobrenomes, já que eles não têm qualquer parentesco).

Como as inscrições tiveram um número muito expressivo — foram 735 textos recebidos pelos organizadores, não se selecionou apenas o vencedor, mas também o segundo e terceiro colocados.

Para chegar ao resultado, coube a um júri, composto por cinco pessoas e mantido em segredo, a missão nada fácil de escolher os finalistas. Para que não houvesse dúvida, dois jurados extras entraram na reta final, quando havia só 30 candidatos ao título.

Numa das conversas que tive com Dulce, ela contou que os avaliadores ficaram surpresos com a qualidade das crônicas. “Recebemos textos muito bons”, diz com alegria. “Eram concorrentes de alto nível e foi uma grande dificuldade chegar a uma decisão.”

Os nomes dos escolhidos são:

1. Afiar de Facas, Mariana Vieira

2. O Perfume da Manga, Cassio Zanatta

3. Comida de Velório, Márcia Borges Martini

O anúncio oficial será feito pelo próprio Facebook da Nina Horta. Cada um dos três ganhadores receberá um email para a posterior entrega dos prêmios. Tanto a família de Nina Horta quanto os organizadores “agradecem o imenso interesse pela premiação e o carinho demonstrado em inúmeros emails recebidos junto com as inscrições.”

Agora, é aguardar a divulgação dos artigos campeões. E esperar ansiosamente a próxima edição do prêmio, já que não é comum ver concursos para valorizar textos de gastronomia no Brasil.

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s