Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Chefs e empresários protestam contra restrições a restaurantes e bares

O governo Doria deve anunciar nesta sexta (22) medidas mais restritivas ao setor por conta do avanço dos casos de Covid-19

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h31 - Publicado em 22 jan 2021, 10h31

Por Saulo Yassuda

Um grupo de chefs, empresários e funcionários de estabelecimentos gastronômicos comparecem a um protesto pacífico na manhã desta sexta (22) na Praça Vinicius de Moraes, no Morumbi, ao lado do Palácio do Governo. A manifestação é contrária ao fechamento de bares e restaurantes no estado. Na início da tarde de hoje, o governo Doria anunciou medidas mais restritivas ao setor por conta do avanço dos casos de Covid-19. “Menu de hoje: culpar bares e restaurantes acompanhado de festas clandestinas e desemprego!”, diz um dos cartazes.

“Menu de hoje: culpar bares e restaurantes acompanhado de festas clandestinas e desemprego!”

Cartaz no protesto

“Cada um pode levar o que quiser (panelas, mesas, cadeiras, uniformes, megafones, cartazes…….). Levem o máximo de pessoas que puderem, chamem outros colegas”, dizia um dos convites que circulou pelas redes sociais.  Uma mensagem, disparada pelas plataformas, reforça que haverá “distanciamento de 2 metros” entre os participantes. A manifestação foi organizada por empresários do setor.

Continua após a publicidade
Início da manifestação: pedida de ajuda ao setor gastronômico
Início da manifestação: pedida de ajuda em prol do setor gastronômico (Divulgação/Divulgação)

Comparecem no local nomes como Jean Ponce, o bartender do ano pela mais recente edição VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, sócio do Guarita Bar, do Guarita Burger e do Patties, o restaurateur Benny Goldenberg, do Mangiare Gastronomia, do Arturito e da rede La Guapa Empanadas Artesanais, e a chef e empresária Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça e de A Casa do Porco Bar.

Janaína Rueda Benny Goldenberg Protesto
Benny Goldenberg e Janaína Rueda: protesto pacífico (Divulgação/Clayton Vieira/Veja SP)

“Eu comecei ontem a ver as pessoas desesperadas [com a notícia de fechamento] e comecei a ficar desesperada”, diz Janaína. “Sou a favor do lockdown, se assim precisar, mas não temos nenhuma ajuda. E as regras que nos impõem fazem com que haja mais aglomeração. Eu aceitei quieta [o fechamento] no Natal e Ano Novo e percebi que as festas se deram porque as pessoas não estavam em seus postos de trabalho. E aí a coisa degringolou.”

Proprietários e funcionários: reunião na Praça Vinicius de Moraes
Proprietários e funcionários: reunião na Praça Vinicius de Moraes (Divulgação/Divulgação)

Colaborou Gabriela Amorim

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.