Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Memória: Ben Zion Berlovich (1953-2021), fundador da Pinati

Conhecido pela qualidade do homus e do faláfel que servia em sua lanchonete, o empresário foi vítima de um infarto silencioso

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h31 - Publicado em 27 fev 2021, 15h47

Quem passou alguma vez pela Pinati, em Santa Cecília, notou a presença de Ben Zion Berlovich. Fundador da lanchonete, o empresário israelense estava sempre de olho no que acontecia na cozinha e também não se descuidava do salão. Desde o início da pandemia, Ben e a esposa, Berta, porém, tinham se recolhido em casa, enquanto o filho Alon Berlovich tocava o negócio.

Mesmo distante, Ben era o responsável pelo financeiro enquanto a mulher se encarregava das compras para preparar a comida típica de rua de Jerusalém e outras cidades israelenses de acordo com as normas kosher, ou seja, com a supervisão de um rabino. Na noite do dia 23, a última terça, Ben se sentiu mal. Estava com pressão muito baixa. Havia tido um infarto silencioso. Do pronto-socorro do Hospital Samaritano, foi transferido direto para a UTI, onde sofreu três paradas cardíacas e não resistiu. Morreu às 3h45 da madrugada.

Ben Zion Berlovich e esposa
O fundador da Pinati e Berta: casamento 35 anos atrás (Acervo Pessoal/Divulgação)

Ben montou um escritório em sua casa para não precisar sair à rua em meio a pandemia. Incansável, deu expediente até a noite de sua morte. “Até ontem [dia 23] ele estava falando com o contador às 20h30. Então, ele trabalhou até o último dia de vida”, conta o filho Lior Berlovich.

Ben Zion Berlovich e filhos
O empresário e os filhos: forte ligação familiar (Acervo Pessoal/Divulgação)

Nascido em Givatayim em 6 de janeiro de 1953, Ben veio para o Brasil 35 anos atrás para fazer uma viagem pela América do Sul. No Carnaval, conheceu Berta Roizenblit “e já marcaram casamento”, recorda Lior. Até abrir a Pinati, em 28 de abril de 2011, sempre trabalhou com tecidos no Bom Retiro. Foi uma mudança radical e ninguém da família sabe direito por que aconteceu, como contam no post de despedida, publicado no Instagram da Pinati. Em hebraico, Pinati significa “minha esquina”, a esquina ocupada pela lanchonete.

Continua após a publicidade
Ben Zion Berlovich e netos
Ben e os netos: visita à Pinati (Acervo Pessoal/Divulgação)

O homus, a pasta de grão-de-bico muito apreciada no café da manhã na região do Oriente Médio, fez fama pelo sabor. Era apreciados por praticamente todos os clientes, inclusive  membros da família Safra, que fazem encomendas da receita. Outra das joias do cardápio é o faláfel de casquinha crocante e interior úmido com coloração esverdeada pela adição de ervas. Era também o prato favorito do empresário.

Ben Zion Berlovich e esposa
O casal: tempo de curtir os netos (Acervo Pessoal/Divulgação)

Cabe agora à esposa Berta e aos filhos Tomer, Lior e Alon tocar o negócio familiar que Ben construiu de maneira apaixonada a partir de 2 de março, a data marcada para a reabertura da Pinati. Ben deixa ainda os netos Isaac e Ariel.

Reportagem: Gabriela Del’Moro

Continua após a publicidade

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.