Visitar este antigo empório no Centro é como viajar no tempo
Fundada em 1888, a Casa Godinho é patrimônio histórico imaterial de São Paulo, um autêntico Achado Elo
Em meio à correria do centro de São Paulo encontra-se um Achado Elo da cidade, a Casa Godinho. O empório fundado em 1888 e instalado no térreo do mesmo Edifício Sampaio Moreira desde 1924 na Rua Líbero Badaró é uma verdadeira viagem no tempo. O prédio, onde atualmente funciona também a sede da Secretaria Municipal de Cultura, é tão importante que em 2013 foi considerado patrimônio histórico imaterial da capital paulista.
Ao atravessar a porta, vê-se o chão original desgastado pelos milhares de passadas do vaivém de clientes que estiveram por lá ao longo de quase um século. A decoração se completa com antigas estantes altas feitas de imbuia repletas de garrafas de bebidas. Secos e molhados comuns às antigas mercearias, como bacalhau salgado e azeitonas a granel fazem parte dos itens ali vendidos.
Mas, a maioria dos clientes vai direto para a vitrine em L que guarda doces e bons salgados, caso da tradicional empadinha preparada com massa podre – aquela que esfarela na boca –, que ganha recheios como alheira, o embutido português feito com pão. Uma delícia!
Confira abaixo o episódio 3 da série O Melhor da Gastronomia Descolada com uma visita à Casa Godinho.
Para saber mais sobre Achados Elo, clique aqui.
Casa Godinho
Rua Líbero Badaró, 340, Centro, tel. 3104-1520.
+ Assine a Vejinha a partir de 12,90 mensais