Continua após publicidade

Governo libera 200 milhões de reais para intensificar combate à dengue

Recursos serão repassados para os 645 municípios; decreto foi assinado nesta terça-feira (6)

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 fev 2024, 17h45 - Publicado em 6 fev 2024, 17h39

O governo de São Paulo assinou nesta terça-feira (6) um plano emergencial de combate ao Aedes aegypti mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya que inclui a destinação de 200 milhões de reais do tesouro estadual para os 645 municípios paulistas. O decreto foi assinado pelo governador em exercício Felício Ramuth (PSD), no Palácio dos Bandeirantes. 

Segundo a gestão estadual, a medida visa intensificar o suporte aos municípios no combate ao Aedes aegypti, especialmente em relação a ações em campo como a nebulização (pulverização de inseticida) e as visitas em residências. 

O decreto também cria o Centro de Operações de Emergências (COE), coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), com apoio do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, outras sete secretarias do estado e a Defesa Civil. O COE realiza monitoramento em tempo real do número de casos da dengue e reúne uma série de dados sobre a doença. 

Além disso, nos próximos dias, durante o Carnaval, as mídias do Metrô, CPTM e Detran irão realizar uma campanha de conscientização nas redes sociais. 

Continua após a publicidade

Aumento de casos de dengue 

O estado de São Paulo registrou 19.243 casos de dengue nas quatro semanas de janeiro. Em 2023, no mesmo período, foram 13.033 casos. 

A imunização contra a dengue começa neste mês em 11 cidades da região do Alto Tietê. A vacinação será feita com o imunizante Qdenga, adquirido pelo Ministério da Saúde. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.