Continua após publicidade

Governo federal só investiu na vacina de Oxford, diz secretário estadual

Jean Gorinchteyn afirmou ainda que não houve verba para a CoronaVac

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 out 2020, 09h50
Jean Gorinchteyn e João Doria
Jean Gorinchteyn e João Doria (Divulgação Governo do Estado de São Paulo/Veja SP)
Continua após publicidade

O governo federal não liberou verba para a compra da CoronaVac, vacina desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, disse o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, na noite desta quarta-feira (14).

Ainda assim, o governo de São Paulo busca negociar o recebimento de verba federal para distribuir a vacina pelo SUS, caso tenha sua eficácia comprovada. O secretário disse também que a compra de doses adicionais, além das 61 milhões já garantidas pelo governo estadual, será “inviável” sem esses recursos.

Gorinchteyn afirmou que o governo federal só considerou a compra da vacina da AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford. A fala foi proferida durante reunião com outros secretários estaduais.

“Por que que uma vacina como a CoronaVac, que está no mesmo pé da de Oxford, aliás está até mais adiantada, está recebendo uma tratativa diferente? Esse foi um questionamento que a gente acabou fazendo e todos os secretários entenderam. Se eu tenho vacinas que estão no mesmo estágio de discussão, por que a de Oxford recebe uma medida provisória com R$ 1,9 bilhão? A gente nem está pedindo esse valor, mas a gente quer um aceno do ministério na aquisição também das vacinas. Isso é algo democrático”, disse o secretário em entrevista ao G1.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.