Apps: dá para resolver a vida só com eles?
Depois dos aplicativos para pedir táxi, uma série de outros serviços está agora disponível na ponta dos dedos. Nossa repórter cumpriu o desafio de passar três dias em casa tentando resolver todos os seus problemas. Deu (quase) tudo certo
Parece distante o tempo em que, para solicitar um táxi sem pôr o pé na rua, era preciso rezar para que o motorista atendesse o telefone no ponto mais próximo. Pois a lógica de transformar o celular em uma espécie de gênio da lâmpada, para levar à sua porta qualquer bem ou trabalho do mundo real, está começando a modificar outros serviços. Nos últimos meses, foram produzidos nas startups paulistanas apps como Rapiddo e VaiMoto, redes de motoboys independentes que transportam tudo (exceto dinheiro e medicamentos controlados) pela capital. A tendência tem nome no meio de tecnologia: é o chamado “on-line para off-line”, ou “O2O”.
+ Os melhores aplicativos para ajudar na dieta
Empreendedores da área partem de duas premissas. A primeira é óbvia: a comodidade do freguês. “Com uma central multimídia nas mãos, o primeiro impulso é resolver tudo por ali”, diz David de Oliveira Lemes, professor de computação da PUC-SP. A segunda: para o profissional, o “O2O” pode significar uma nova forma de ganha-pão.“Muitas pessoas estão insatisfeitas com seu horário nas empresas e preferem atender o cliente de maneira direta. Nosso desafio hoje é mostrar a elas essas novas possibilidades, como fizemos com os taxistas”,avalia Tallis Gomes, criador da Easy Taxi. Ele agora administra, em um sobrado em Pinheiros, o Singu. O programa agrega cabeleireiros, massagistas, depiladoras e outros profissionais de beleza e bem-estar. A bandeira foi uma das testadas pela reportagem de VEJA SÃO PAULO entre quarta-feira (8) e sexta-feira (10). Nossa repórter passou 72 horas em casa tentando solucionar problemas rotineiros usando apenas o smartphone. Salvo alguns imprevistos, a conclusão é que, sim, se tornou possível poupar tempo e deslocamentos.
+ Quatro bons aplicativos gratuitos para noivas
Moderno, não? Então aguarde o que está em curso nas startups da cidade. “Minha proposta é resolver qualquer necessidade do cliente”, desafia Alex Barbirato, da Incube, que prepara o lançamento do Pede aí, um serviço no qual o usuário informa o que quer por mensagem (um pote de sorvetede maracujá? Um livro? Um par de sapatos 45?), a central estipula o preço para atender ao desejo e faz a entrega quanto antes. Tudo ao toque dos dedos e, graças a esses geniozinhos da informática, tão fácil quanto esfregar a lâmpada mágica. Veja os testes:
SUPERMERCADO
Disponível para download na plataforma Android e iPhone. Aceita pagamento via cartão de crédito.
Grandes redes de supermercados, como Pão de Açúcar, Extra e Sonda, têm serviços de venda on-line, mas não via aplicativo. O Mercode não é ligado a nenhum deles. Você escolhe entre as lojas participantes e faz a sua compra. A entrega acontece no mesmo dia.
Facilidade de acesso (bom): A operação é rápida e intuitiva. Por geolocalização, é possível escolher entre mercados próximos a você, e os itens, divididos por categoria, têm foto. Fica fácil montar o pedido.
Valor (regular): Além de você ter de pagar o frete, variável conforme a região, alguns itens podem ser mais caros que no endereço no qual foram adquiridos.
Prazo de entrega (bom): As compras feitas até o meio-dia chegam antes das 22 horas. Após esse horário, só no dia seguinte.
Qualidade (regular): Só existem dez lojas cadastradas e não havia alguns produtos, como copos de vidro. Fora isso, a caixa chegou no prazo estipulado e tudo veio embalado com cuidado. Os alimentos perecíveis estavam separados e os ovos, embalados com plástico-bolha. Os produtos de limpeza ficaram isolados dos demais. Fato grave: o mercado Compraki não enviou a nota fiscal, apenas um pedido impresso.
+ Os 50 melhores aplicativos para usuários de diferentes perfis
PERSONAL TRAINER
Disponível para download na plataforma Android e iPhone. Aceita pagamento via cartão de crédito.
Musculação, pilates ou ioga são algumas opções disponíveis no Singu, lançado em junho. O teste foi feito com a versão para celular do site, idêntica ao app, que ficou pronto nos últimos dias. Nessa reta inicial, o prazo decepciona: dois dias. Até o fim do ano, a meta é reduzi-lo para três horas.
Facilidade de acesso (muito bom): Se não quiser fazer cadastro, é só se conectar pelo Facebook. Os profissionais aparecem em uma lista, com foto e horários possíveis.
Valor (bom): Cada personal tem seus preços, em geral compatíveis com os do mercado paulistano.
Prazo de atendimento (regular): Por enquanto, só é possível agendar com dois dias de antecedência.
Qualidade (bom): O primeiro nome escolhido não aceitou o serviço, e o SAC do Singu entrou em contato (por telefone) e indicou outro cadastrado, que compareceu no dia e hora estipulados anteriormente. O profissional era atencioso, dedicou-se a entender o perfil do aluno e tinha registro no Cref. Estava uniformizado.
MANICURE
Estará disponível para download na plataforma Android e iPhone. Aceita pagamento via cartão de crédito.
Muitos apps oferecem hoje agendamento em múltiplos salões da cidade. A vantagem do Singu é que a profissional vai até a casa do cliente. Dá para contar com manicure, depilação e até designer de sobrancelhas. Para os pés, o serviço de podologia também pode ser realizado no conforto do seu sofá.
Facilidade de acesso (muito bom): Por cadastro simples ou via Facebook. As manicures aparecem com fotos, descrição de experiência, cursos e habilidades.
Valor (bom): Cada uma faz seu preço. Na média, 40 reais por pés e mãos.
Prazo de atendimento (regular): Disponível para dois dias posteriores ao pedido. Funciona nos fins de semana e feriados.
Qualidade (bom): A profissional chegou na hora marcada, levou todo o material e realizou bem o serviço em menos de duas horas.
COMIDA DE CACHORRO
Disponível para download na plataforma Android e iPhone. Aceita pagamento via cartão de crédito, boleto ou débito em conta.
Ponto alto: a PetLove oferece mais de 10 000 itens, para bichos diversos. Falha grave: a confusão na entrega (veja abaixo), que teria deixado meu vira-lata Logan sem comida.
Facilidade de acesso (bom): É possível cadastrar-se ou acessar pelo Facebook. Os produtos têm fotos, descrição completa e preço separado por volume e quantidade.
Valor (regular): Itens compatíveis com a média das pet shops, mas, na opção de entrega expressa (um dia útil), o frete, variável conforme as aquisições, chega a triplicar.
Prazo de entrega (péssimo): De um a três dias úteis. Na quarta (8), escolhi a opção expressa (um dia). Passaram-se o feriado de quinta-feira, a sexta, o fim de semana… E o pacote só chegou na segunda (13). Explicação da PetLove: a modalidade de urgência só funciona se o pedido é feito até as 15h. Mas isso não está dito no app. Pobre Logan.
Qualidade (bom): Tudo chegou bem embalado, em caixa de papelão.
+ WhatsApp é um dos aplicativos menos seguros do mundo, diz estudo
LAVAGEM COM ENCERAMENTO DE CARRO
Disponível para download na plataforma Android e iPhone. Aceita pagamento via cartão de crédito.
O delivery funciona para a realização dos serviços de estética em seu automóvel, onde você estiver, utilizando a lavagem ecológica, com 350 ml de água.
Facilidade de acesso (bom): A parte chata é criar um cadastro com dados do carro e do dono. Não há opções de login por redes sociais. Mas é fácil escolher o serviço.
Valor (regular): Os 49 reais só para lavar são mais pesados que o preço cobrado por um lava-rápido de rua. Incluindo enceramento, o custo vai a 109 reais.
Prazo de atendimento (bom): Havia lavadores disponíveis para o dia seguinte.
Qualidade (bom): O veículo ficou bem limpo, aspirado e encerado. Tudo feito em duas horas.
FLORES
Disponível para download na plataforma Android e iPhone. Aceita pagamento via cartão de crédito, boleto bancário e débito em conta.
Disponível para download na plataforma Android e iPhone. Aceita pagamento via cartão de crédito, boleto bancário e débito em conta.
Olha a briga de casal pintando na área: nenhuma das empresas trouxe flores tão bonitas quanto as vistas nas fotos.
Facilidade de acesso (bom): No app da Giuliana Flores, é preciso fazer um cadastro básico. Já pelo app da Flores Online, a função de preencher a validade do cartão de crédito estava com problema, e o SAC entrou em contato para a realização do pagamento.
Valor (regular): Os preços bem salgados (99,80 reais por oito cravos na Giuliana Flores e 90,50 reais por oito rosas na Flores Online, ambos já com frete) tornam-se múltiplos de 100 reais com a inserção de simples presentinhos, como bombons e ursinhos.
Prazo de entrega (bom): Pedidos feitos à noite chegaram na manhã seguinte.
Qualidade (ruim): Os cravos vieram com fungos. As rosas, murchas e machucadas. A empresa afirma ser da natureza da flor, por vezes, apresentar algum tipo de alteração. “Como os arranjos são cultivados e montados, na maioria das vezes, com as flores em botão ou recém abertas, não existe uma forma de detectar essas alterações sem danificá-las permanentemente”, afirma em nota.
FAXINA
Disponível para download na plataforma Android e iPhone. Aceita pagamento via cartão de crédito.
Esqueceu daquela festa e a casa precisade um trato? Pedir a faxina por aplicativo mostrou-se uma opção bem razoável.
Facilidade de acesso (bom): O cadastro é simples, assim como o pagamento por cartão de crédito.
Valor (bom): O pacote mínimo, de três horas e meia (imóveis pequenos), sai por 87,15 reais.
Prazo de atendimento (bom): Disponível para o dia seguinte, a faxineira chegou na hora marcada.
Qualidade (regular): Durante as cinco horas e meia de trabalho, os móveis pesados não foram arrastados e a jovem não sabia usar aspirador de pó. O banheiro e a cozinha ficaram bem limpos. Falha: o app não informa, porém é preciso ter todos os produtos de limpeza em casa. Isso só está dito no site e no e-mail de confirmação, mas solteirões desatentos podem ficar na mão.
RESTAURANTES
(Disponível para download na plataforma Android, iPhone e Windows Phone. Todos os apps para pedido de comida aceitam pagamento através do próprio aplicativo ou diretamente para o entregador do restaurante escolhido)
Só em São Paulo, mais de 2 500 restaurantes estão cadastrados nos vários apps. A disputa para escolher o melhor é frustrante: todos são parecidos, da navegação à execução.
Facilidade de acesso (muito bom para todos): Todos os apps permitem conexão por cadastro simples ou Facebook. Restaurantes são indicados através da geolocalização e há foto de cada prato. O pagamento pode ser feito pelo app ou diretamente com os entregadores.
Valor (bom para todos): Para todos os restaurantes, o preço costuma ser o mesmo que o praticado nas lojas físicas. O valor do frete varia conforme o restaurante.
Prazo de entrega (bom para todos): Todos os pedidos tiveram o tempo estimado cumprido. Nenhuma entrega ultrapassou sessenta minutos.
Qualidade (de responsabilidade dos restaurantes): A feijoada do Bolinha (iFood), os petiscos e a cerveja do Santa Entrega (Restaurante Web) e a massa do Italianni’s (PedidosJá) vieram na temperatura correta e bem embalados. Pior se saiu o sanduíche do Twelve Burger (Hellofood): lanche desmoronando, cebola empanada murcha e a salada queimada.
MOTOBOY
Disponível para download na plataforma Android e iPhone. Aceita pagamento via cartão de crédito.
A principal diferença entre os concorrentes Rapiddo e VaiMoto: o pagamento do primeiro é feito via app e o do segundo, em dinheiro, diretamente para o entregador.
Facilidade de acesso (bom): Ambos tem acesso simples mas o cadastro no VaiMoto é ligeiramente mais simples.
Valor (regular para a Rapiddo e bom para a VaiMoto): Na Rapiddo, o preço é calculado de acordo com a distância. Enviar uma caixa com um bolo da Água Branca a Pinheiros custou 28,29 reais. Já pela VaiMoto, cada motoboy cobra um preço: havia opções de 20 a 45 reais para o mesmo trajeto.
Prazo de atendimento (bom): Para ambos, do pedido à entrega, houve empate. Foram cerca de noventa minutos.
Qualidade: O bolo, com cobertura farta de brigadeiro, chegou intacto nos dois casos.
FARMÁCIA
Disponível para download na plataforma Android e iPhone. Aceita pagamento via cartão de crédito.
O delivery de remédios é feito por muitas farmácias, mas a Drogaria Onofre saiu na frente com um aplicativo. Ele pode quebrar um bom galho para receber cosméticos e medicamentos que não necessitem de prescrição.
Facilidade de acesso (regular): É preciso dar uma série de informações para fazer o cadastro no app. Os itens são exibidos em listas e podem ser pesquisados na busca, mas ela não funciona 100% das vezes.
Valor (muito bom): O preço é praticamente o mesmo da loja física, e há promoções exclusivas para usuários do programa.
Prazo de entrega (bom): As quatro horas prometidas foram cumpridas com folga superior a uma hora.
Qualidade (bom): O pedido de cinco itens veio correto e bem embalado.