Portugal 360: evento reúne gastronomia, arte e educação na Cinemateca Brasileira
A feira, que promove a cultura lusa em temas tão variados durante três dias, estreia na capital paulista
Entre num avião, cruze o Atlântico e chegue ao país mais a oeste da Europa continental: Portugal. É essa a viagem prometida pelo festival Portugal 360, que acontece pela primeira vez na capital paulista entre a sexta (9) e o domingo (11), na Cinemateca Brasileira.
Antes sediado no Rio de Janeiro, o evento organizado pelo governo português reúne arte, educação, literatura, música, gastronomia e, claro, cinema da terrinha. Entre as datas escolhidas, está o 10 de junho, feriado luso que celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e a cultura lusa.
Na sexta (9), abrem a programação Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal, Nuno Fazenda, secretário de Estado de Turismo de Portugal, e António Pedro Rodrigues da Silva, cônsul-geral de Portugal em São Paulo, com um debate só para convidados intitulado “Que Turismo Queremos de Futuro”. Discute-se nesse encontro inovação e sustentabilidade dentro do setor que movimentou 21,1 bilhões de euros no país ibérico em 2022.
A partir das 17h, o público pode ocupar as instalações, que contam com um minimercado gastronômico em estandes, entre eles o restaurante Tasca da Esquina, do chef português Vítor Sobral, com matriz em Lisboa e filial paulistana. Nesse estande, será possível provar o bacalhau à brás (peixe desfiado, cebola, ovo, batata chips, azeitona e salsa; 45 reais). Sobral também dará aulas-show aos visitantes ensinando pratos e petiscos típicos na sexta e no sábado.
A comida será regada por vinhos vindos de seis regiões, Alentejo, Bairrada, Beira, Douro, Minho e Península de Setúbal, selecionados pela importadora Portus Cale em conjunto com o espaço Pracinha de Portugal — as taças custam de 20 reais a 26 reais.
Considerados Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2019, os Caretos de Podence se apresentam nos três dias. Originais da aldeia Podence, ao norte do país, os caretos se fantasiam com roupas coloridas em vermelho, amarelo, verde e preto e têm os rostos cobertos por máscaras, para sair às ruas durante o Carnaval — trata-se de uma comemoração ao fim do inverno com muito barulho com sinos, chocalhos e gritos.
Nas telonas serão exibidos até cinco filmes, entre eles o Ice Merchants (2022), curta-metragem em animação dirigido por João Gonzalez e indicado ao Oscar deste ano — primeira película portuguesa a alcançar tal reconhecimento.
Dá para colocar a mão na massa em workshops de arte. Um deles é o de bordado de trechos dos poemas do lisboeta Fernando Pessoa (1988-1935) sobre tecidos crus, ação promovida pelo projeto Curated Cultural Experiences, dedicado ao resgate de atividades e matérias-primas tradicionais. Peças de artistas-membros da iniciativa também estarão em exposição, caso das cestas e bolsas de junco feitas à mão da Toino Abel, marca do artista Nuno Henriques, de Coz.
Aos interessados em obter um diploma do outro lado do Atlântico, oito instituições de ensino estarão presentes para explicar os processos necessários — atualmente há quase 19 000 estudantes brasileiros em Portugal — e se dividirão em palestras sobre o tema. Se o entusiasmo com as descobertas culturais for grande, é possível adquirir passagens aéreas e pacotes de turismo in loco. Viagem completa.
Cinemateca Brasileira.
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, tel. 5906-8100. Tem acessibilidade.
Sex. (9) a dom. (11), 10h/22h.
portugal360sp.com
Publicado em VEJA São Paulo de 7 de junho de 2023, edição nº 2843.