Continua após publicidade

Ministra da Cultura Margareth Menezes visita Teatro Oficina

Atividade terá uma série de intervenções artísticas e políticas; entidades irão expor projeto de criação de parque no entorno

Por Clayton Freitas
Atualizado em 8 ago 2023, 17h07 - Publicado em 8 ago 2023, 16h47

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa na noite desta terça-feira (8), de um ato cultural e político no Teatro Oficina, no Bixiga, no Centro da capital. Para as entidades que lutam pela criação de um parque no entorno, será uma oportunidade para apresentar o projeto a representantes do governo federal e tentar angariar apoio.

+Grupo de música barroca Arcangelo se apresenta pela primeira vez no Brasil

Em nota divulgada na tarde desta terça, o Ministério da Cultura informou que esta será a primeira visita da ministra ao espaço criado há mais de 60 anos pelo dramaturgo José Celso Martinez Correa, o Zé Celso, morto no dia 6 de julho em um incêndio no apartamento onde ele morava.

“A atividade será marcada por uma série de intervenções artísticas e políticas, fazendo referência à importância do Teatro Oficina e da atuação de Zé Celso para a cultura paulistana e brasileira”, informa o comunicado.

+Ana Cañas canta Belchior na Unibes Cultural em show gratuito

O Minc está em peso no ato. Além da ministra, a visita terá presença da secretária de Comitê de Cultura do Minc, Roberta Martins; de Maria Marighella, presidenta da Funarte (Fundação Nacional das Artes); da chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, Mariana Braga; e de Fabiano Piúba,  secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura. Antes do ato, Margareth Menezes tem uma reunião com diretores do espaço e integrantes da associação Teatro Oficina Uzyna Uzona.

 “O Zé Celso usou o teatro para exaltar a liberdade e afrontar os arbítrios da Ditadura Militar. Contribuir para a preservação do Teatro Oficina é trabalhar para manter a genialidade e a memória do Zé Celso vivas”, afirma a ministra, em nota.

+Semana das Juventudes tem shows gratuitos de MC Don Juan e MC Ryan de SP

Apesar de não ter sido divulgado oficialmente pelo ministério, a reportagem da Vejinha apurou que entidades que lutam para a criação de um parque no entorno do teatro também aproveitarão a oportunidade para pedir apoio no sonho acalentado por Zé Celso durante quatro décadas.

Continua após a publicidade

No último domingo (6), um ato que marcou os 30 dias de morte do dramaturgo reuniu, num mesmo palco, ritmistas da Vai-Vai e o maestro João Carlos Martins e sua orquestra.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.