Fotógrafo francês cria quebra-cabeças de cidades brasileiras

Francês fotografou São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador

Um quebra-cabeça que transforma paisagens e flerta com a saturação de informações. Essa é uma das possíveis descrições das obras de Jean-François Rauzier, em cartaz em Hiperfoto – Brasil, no piso Caio Graco, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A mostra traz sessenta trabalhos do francês. São fotografias e vídeos em que ele utiliza a manipulação digital. Outro artifício usado comumente por ele é a sobreposição.

As obras que Rauzier exibe foram produzidas no Brasil nos últimos três anos. Tem como foco as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Na capital paulista, ele voltou suas lentes para a arquitetura, o cotidiano e as contradições que brotam a cada esquina. Da imersão que ocorreu em 2017, brotou uma impressão particular.

“Sem dúvida nenhuma, São Paulo é a metrópole latino-americana que mais se aproxima de Nova York, se dividindo em dois estilos arquitetônicos bastante distintos: se por um lado temos casas e mansões construídas desde o século XIX, do outro, encontramos edifícios monumentais no estilo concretista do pós-guerra”, afirma.

A exposição Hiperfoto – Brasil tem curadoria do também francês Marc Pottier. O horário de visitação é terça a sexta, das 10h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h. O período de visitação vai até 6 de maio e a entrada é grátis. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s