Família Schurmann lança exposição sobre os oceanos no JK Iguatemi
Mostra interativa terá espaço com areia e réplica de veleiro dentro do shopping
Após passar pelas ilhas e pontos mais remotos do planeta em expedições de veleiro, a família Schurmann estreia em São Paulo uma mostra dedicada ao fundo do mar. No espaço de eventos do Shopping JK Iguatemi, na Zona Sul, a exposição Voz dos Oceanos terá imagens das aventuras vividas pelo grupo em alto-mar e espaços apresentados em um circuito de nove estações.
O passeio, feito em cerca de 90 minutos, vai reunir réplicas de corais em tamanho real e máscaras de mergulho com telas embutidas que exibem detalhes dos oceanos. “Vai dar para ver os grandes animais dentro d’água, como se você estivesse num aquário com uma baleia inteira passando do lado”, descreve David Schurmann, um dos idealizadores.
Entre os trechos interativos, um espaço repleto de areia será um convite para peneirar e encontrar minúsculos fragmentos de plástico — cada vez mais presentes nas praias. David se recorda de uma viagem feita nos anos 1990 próxima ao Ponto Nemo, o local mais distante de qualquer continente na Terra.
+ Novo terminal de luxo será inaugurado em Guarulhos
“Passamos por uma ilha inabitada, longe de qualquer população, e quando desembarcamos foi um choque descobrir uma fauna que aparentemente nunca interagiu com seres humanos”, relembra. Mesmo ali, segundo ele, tão longe de tudo, encontraram lixo e resíduos de plástico.
“A ideia é começar essa jornada inspirando e revelando o que são os oceanos. Só depois mostramos os desafios”, resume David.
Em cartaz de 28 de julho a 20 de agosto, a nova mostra será um convite à conscientização sobre a preservação dos oceanos, bandeira principal da ONG que dá nome à atração.
Com ingressos a partir de 30 reais, a estrutura foi feita em parceria com a empresa Netza&CO. Após passar por São Paulo, o objetivo é exibi-la em outros estados.
+ Soho House: como funciona o novo clube privado em São Paulo
“Ao entrar, queremos que as pessoas se desliguem da cidade e do mundo lá fora, como em um filme”, diz David, que hoje atua como palestrante e cineasta e lança neste ano o drama Meu Amigo Pinguim, longa-metragem baseado em uma história real também relacionada ao universo marinho.
Um dos destaques será a réplica do veleiro Kat, desenvolvido pelos familiares com tecnologias sustentáveis, como a compactadora de resíduos, que reduz 80% do volume do lixo, e o triturador de vidro, que transforma uma garrafa em punhado de areia.
“E temos duas hortas dentro do veleiro, algo em que ninguém acredita. Parecem dois comunicadores de satélites, e até tomatinho a gente já plantou”, conta.
No alto-mar entre agosto de 2021 e novembro de 2023, o veleiro passou pela costa brasileira, Estados Unidos, América Central, Caribe, ilhas do Pacífico Sul e, por fim, Nova Zelândia.
“Agora estamos estudando quando será a próxima etapa por países da Ásia e da África, pois tentamos sempre evitar a fase de ciclones e tufões.”
Um segundo barco vai percorrer mais pontos do litoral brasileiro em direção ao Rio para a reunião da Cúpula de Líderes do G20 em novembro. “Vamos botar essa turma toda para pensar nos mares.”
+ Um roteiro para visitar Búzios na melhor época do ano
Publicado em VEJA São Paulo de 12 de julho de 2024, edição nº 2901