Continua após publicidade

Documentário vai explorar as memórias afetivas do Rio Tietê

Trecho de 45 quilômetros é foco da produção, que entrevistou personagens que cresceram nadando e pescando no curso d'água

Por Guilherme Queiroz
28 dez 2023, 16h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Rio Tietê será tema de um documentário que deve ser lançado em 2024. A produção, chamada de Tietê: Águas Verdadeiras, ainda está em fase de gravação e vai focar em um trecho de 45 quilômetros do rio.

    Publicidade

    “Fizemos um recorte entre os municípios de Salesópolis, onde fica a nascente, Biritiba-Mirim e Mogi das Cruzes”, conta o diretor do documentário, Rodrigo Campos, 40.

    Publicidade

    O filme conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes e vai resgatar histórias de personagens da região que se relacionaram com as águas nas últimas décadas.

    O músico Victor Kinjo e o morador de Biritiba-Mirim conhecido como Zé Macumba vão navegar de barco enquanto narram para as câmeras os problemas ambientais que o rio sofre na região e compartilhar narrativas de folclore. “Falamos, por exemplo, de uma lenda indígena difundida entre os pescadores, de que uma serpente de mais de oito metros habitava o Tietê e era a guardiã do rio”, conta Campos.

    Publicidade

    A história do próprio Zé Macumba, que deu nome para várias das curvas do Tietê que ainda existem na região ao contrário do que acontece na capital paulista, onde o rio foi canalizado também será explorada.

    “Também vamos falar de uma campeã sul-americana de natação de Mogi das Cruzes que usava o rio para praticar natação”, diz o diretor. Outras narrativas, como a história de Dona Teresinha, que cresceu no terreno onde foi descoberta a nascente do Rio Tietê, fazem parte do roteiro.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A previsão é que as filmagens terminem em março e o lançamento ocorra por volta de novembro. “Primeiro vamos inserir o documentário em festivais que tratam da temática ambiental e exibi-lo em escolas”, explica Campos.

    Acompanhe novidades do documentário no Instagram do filme.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.