Carnaval 2024: confira os enredos do Grupo Especial de São Paulo
Agremiações desfilam no Sambódromo do Anhembi nos dias 9 e 10; Parque Ibirapuera, hip-hop e Mário de Andrade estão entre os temas
Falta menos de uma semana para o Carnaval 2024, quando as escolas de samba paulistanas irão desfilar pelo Sambódromo do Anhembi.
As quatorze agremiações do Grupo Especial se apresentarão nos dias 9 e 10 de fevereiro. Confira a seguir os enredos das escolas, na ordem dos desfiles.
Escolas que desfilam na sexta-feira (9)
Camisa Verde e Branco
A tradicional escola da Barra Funda retorna ao Grupo Especial após uma década com uma homenagem ao ex-jogador de futebol Adriano Imperador.
O enredo Adenla, o Imperador nas terras do Rei também celebra o orixá Oxóssi.
Barroca Zona Sul
A escola do Jabaquara celebra cinquenta anos com o enredo Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba, por isso que nós somos a Faculdade do Samba. 50 anos de Barroca Zona Sul.
O desfile resgatará a trajetória da agremiação, desde a sua fundação.
Dragões da Real
A escola ligada à torcida do São Paulo irá apresentar o enredo África — Uma constelação de reis e rainhas, abordará histórias de reis e rainhas do continente africano.
Independente Tricolor
O enredo Agogie, A Lâmina da liberdade! abordará a história de um exército de mulheres guerreiras, que protegiam o Reino do Daomé, na África.
Acadêmicos do Tatuapé
A agremiação da Zona Leste irá levar ao Anhembi a história da cidade Mata de São João, na Bahia, com Mata de São João — Uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a Mata de São João!.
Mancha Verde
A agricultura é o tema central do desfile da escola palmeirense, com enredo intitulado Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta.
Escolas que desfilam no sábado (10)
Vai-Vai
Maior campeã do Carnaval paulistano, a escola celebrará os 40 anos o hip hop no Brasil com o enredo Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano.
O título faz referência a uma das músicas mais marcantes dos Racionais MCs.
Tom Maior
Aysú – uma história de amor é o enredo da agremiação deste ano, com uma releitura indígena da história de amor entre Orfeu e Eurídice.
Mocidade Alegre
Atual campeã, a escola apresentará o enredo Brasiléia Desvairada, sobre as viagens do escritor Mário de Andrade pelo Brasil.
Gaviões da Fiel
A agremiação corinthiana levará o enredo Vou te levar pro infinito, inspirado no samba Coisa boa é para sempre, de 1995, quando a escola conquistou o primeiro de seus quatro títulos.
A escola vai abordar a história centenária do rádio no Brasil, com o enredo Águia de Ouro Nas Ondas do Rádio.
Império de Casa Verde
Fafá de Belém será a homenageada da escola, com o enredo Fafá, a Cabocla Mística em rituais da Floresta. O desfile vai girar em torno da história da cantora e a sua relação com a cultura nortista.
Acadêmicos do Tucuruvi
O enredo Ifá irá falar sobre a religião e filosofia iorubá que nasceu em Ilê Ifé, na Nigéria.
Calendário 2026: confira os feriados e datas facultativas
Cidade Matarazzo ganha o formidável complexo gastronômico Mata Città
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Após divulgação de vídeo polêmico, Ivete Sangalo faz desabafo durante show em São Paulo
Rodízio de veículos em São Paulo fica suspenso até quando?





