Uma academia de meditação
Recém-inaugurado no Itaim Bibi, o estúdio Contemplo oferece uma grade de aulas de mindfulness, respiração consciente, kundalini yoga e outras modalidades
Ferramenta eficaz para domar a ansiedade, a meditação é uma prática milenar que tem uma vantagem extra nos corridos dias de hoje: pode ser praticada em qualquer lugar. Fazer uma pausa sozinho, porém, nem sempre é fácil para quem está começando. “Mesmo quem a pratica com a ajuda de aplicativos relata que a experiência fica mais forte em um espaço físico preparado para isso”, conta Karen Melzer, fundadora do recém-inaugurado Contemplo, um estúdio de meditação “express” no Itaim Bibi com uma grade de sessões guiadas por professores. “Assim como na academia a gente não começa com as cargas mais pesadas, também precisamos de treino e orientação até ficarmos ancorados no estado meditativo por longos períodos.”
Na sobreloja do restaurante Marakuthai, o ambiente de 70 metros quadrados passou por uma reforma de custo estimado em 300 000 reais. O projeto do arquiteto Gabriel Garbin inclui a recepção com loja na entrada (perfumada com essências de aromaterapia) mais duas salas, uma para 23 pessoas e a outra, menor, para grupos de até seis integrantes ou aulas particulares. Depois de deixarem os sapatos do lado de fora, os alunos podem escolher uma almofada (mais fina ou mais alta, o que for mais confortável) ou uma cadeira. Rolinhos para apoio do corpo e mantas para os dias mais frios também estão disponíveis. Para manter a atmosfera clean, todo o material tem cores claras e as paredes são brancas. Fazem parte da programação aulas de diversas modalidades, como mindfulness, kundalini yoga e exercícios de respiração consciente. Cada uma tem duração de 30 minutos e pode ser comprada avulsa por 75 reais. Há ainda planos mensais, trimestrais e pacotes de dez práticas. No mês de março, a sessão de meditação dos chacras pode ser agendada gratuitamente pelo site. No encontro, que é conduzido às segundas, sempre às 10h, por Flávia Schuler, o objetivo é ensinar a visualizar e despertar os sete centros de energia vital do corpo.
Em menos de um mês de funcionamento do estúdio, foi recordista de procura a vivência de sound healing. “É uma terapia do som que causa um relaxamento muito profundo, pode funcionar como uma meditação passiva, que atinge mesmo quem está com a atividade mental muito acelerada”, diz a terapeuta Mariangela Buchalla. No início, ela propõe um exercício de escaneamento do corpo, para notar e desfazer pontos de tensão. Depois, toca tigelas de metal tibetanas e de cristal. Quem nunca teve contato com nenhum tipo de meditação costuma procurar a proprietária para tirar dúvidas e descobrir qual o caminho mais indicado. “Até dois anos atrás, eu mesma nunca tinha me ligado nessas coisas. Sempre digo que não é preciso preocupação nem conhecimento prévio, só seguir a condução”, completa Karen, atualmente na etapa de conclusão da formação em mindfulness. Mãe de três filhos, ela também decidiu incluir na agenda meditação para crianças. “É bom para todos.”
Contemplo — Estúdio de Meditação. Rua Pais de Araújo, 77, sala 3 (piso superior), Itaim Bibi, 97694-8274 e 3586-3606. estudiocontemplo.com.br. Sessão avulsa: R$ 75,00.
Publicado em VEJA SÃO PAULO de 4 de março de 2020, edição nº 2676.