Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Uma academia de meditação

Recém-inaugurado no Itaim Bibi, o estúdio Contemplo oferece uma grade de aulas de mindfulness, respiração consciente, kundalini yoga e outras modalidades

Por Helena Galante Atualizado em 28 fev 2020, 14h24 - Publicado em 28 fev 2020, 06h00

Ferramenta eficaz para domar a ansiedade, a meditação é uma prática milenar que tem uma vantagem extra nos corridos dias de hoje: pode ser praticada em qualquer lugar. Fazer uma pausa sozinho, porém, nem sempre é fácil para quem está começando. “Mesmo quem a pratica com a ajuda de aplicativos relata que a experiência fica mais forte em um espaço físico preparado para isso”, conta Karen Melzer, fundadora do recém-inaugurado Contemplo, um estúdio de meditação “express” no Itaim Bibi com uma grade de sessões guiadas por professores. “Assim como na academia a gente não começa com as cargas mais pesadas, também precisamos de treino e orientação até ficarmos ancorados no estado meditativo por longos períodos.”

Lojinha com livros, florais e camisetas na entrada: perfumada com essências de aromaterapia Djan Chu/Divulgação

Na sobreloja do restaurante Marakuthai, o ambiente de 70 metros quadrados passou por uma reforma de custo estimado em 300 000 reais. O projeto do arquiteto Gabriel Garbin inclui a recepção com loja na entrada (perfumada com essências de aromaterapia) mais duas salas, uma para 23 pessoas e a outra, menor, para grupos de até seis integrantes ou aulas particulares. Depois de deixarem os sapatos do lado de fora, os alunos podem escolher uma almofada (mais fina ou mais alta, o que for mais confortável) ou uma cadeira. Rolinhos para apoio do corpo e mantas para os dias mais frios também estão disponíveis. Para manter a atmosfera clean, todo o material tem cores claras e as paredes são brancas. Fazem parte da programação aulas de diversas modalidades, como mindfulness, kundalini yoga e exercícios de respiração consciente. Cada uma tem duração de 30 minutos e pode ser comprada avulsa por 75 reais. Há ainda planos mensais, trimestrais e pacotes de dez práticas. No mês de março, a sessão de meditação dos chacras pode ser agendada gratuitamente pelo site. No encontro, que é conduzido às segundas, sempre às 10h, por Flávia Schuler, o objetivo é ensinar a visualizar e despertar os sete centros de energia vital do corpo.

A idealizadora Karen Melzer: “Meditar em um espaço físico próprio é diferente de com apps” Henrique Puppi/Divulgação

Em menos de um mês de funcionamento do estúdio, foi recordista de procura a vivência de sound healing. “É uma terapia do som que causa um relaxamento muito profundo, pode funcionar como uma meditação passiva, que atinge mesmo quem está com a atividade mental muito acelerada”, diz a terapeuta Mariangela Buchalla. No início, ela propõe um exercício de escaneamento do corpo, para notar e desfazer pontos de tensão. Depois, toca tigelas de metal tibetanas e de cristal. Quem nunca teve contato com nenhum tipo de meditação costuma procurar a proprietária para tirar dúvidas e descobrir qual o caminho mais indicado. “Até dois anos atrás, eu mesma nunca tinha me ligado nessas coisas. Sempre digo que não é preciso preocupação nem conhecimento prévio, só seguir a condução”, completa Karen, atualmente na etapa de conclusão da formação em mindfulness. Mãe de três filhos, ela também decidiu incluir na agenda meditação para crianças. “É bom para todos.”

Nichos de cobertas e almofadinhas: em cores claras, para combinar com a decoração clean Djan Chu/Divulgação

Contemplo — Estúdio de Meditação. Rua Pais de Araújo, 77, sala 3 (piso superior), Itaim Bibi,  97694-8274 e 3586-3606. estudiocontemplo.com.br. Sessão avulsa: R$ 75,00.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 4 de março de 2020, edição nº 2676.

Continua após a publicidade

Publicidade