Continua após publicidade

Em crise, Tok&Stok aposta em reestruturação e registra caixa positivo

"Reconhecimento dos paulistanos nos motiva a continuar", diz CEO da vencedora da categoria loja de móveis e decoração do prêmio Os Mais Amados de SP 2023

Por Mattheus Goto
Atualizado em 25 ago 2023, 10h44 - Publicado em 24 ago 2023, 22h00

A Tok&Stok, rede de varejo especializada em móveis, enfrenta uma dívida estimada em 350 milhões de reais. A crise veio à tona em fevereiro, quando a empresa se tornou alvo de uma ação de despejo após atrasar o aluguel de um imóvel em Extrema (MG), onde operava um centro de distribuição. A dívida foi paga e a ação, encerrada, mas 17 unidades fecharam as portas desde então – a marca tem 51 em operação. Para auxiliar no desafio, a Tok&Stok contratou a consultoria Alvarez & Marsal, especializada em reestruturação financeira. A estratégia é retomar a essência de quando foi fundada em São Paulo, em 1978, pelo casal francês Régis e Ghislaine Dubrule. “Nos últimos cinco anos, tivemos sucessivos CEOs que tentaram inovar na área digital, mas não podemos esquecer as lojas físicas, o contato com o cliente”, diz Ghislaine, que retornou à presidência do grupo neste mês. “O varejo exige controle e gestão de processos, e isso não foi monitorado”, ela afirma.

A companhia renegociou a dívida com bancos credores, como o Santander e o Banco do Brasil. Em junho, recebeu um aporte de 100 milhões de reais do fundo norte-americano Carlyle — que tinha comprado 60% da varejista em 2012 por 700 milhões. A boa notícia: a marca registra um caixa positivo em 2023. “O reconhecimento dos paulistanos nos motiva a continuar. Construímos uma memória afetiva forte com a cidade”, diz a executiva, sobre o prêmio da Vejinha.

1°: Tok&Stok, 31,9%
2°: Camicado, 15,4%
3°: MadeiraMadeira, 12,7%

Confira todos os vencedores: Os Mais Amados de SP 2023: marcas, lugares e serviços favoritos da cidade

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 25 de agosto de 2023, edição nº 2856

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.