Agência de marketing inova ao fazer ações bem diferentes
Empresa em Moema traz até homem trajado de Darth Vader entregando pizza
No fim do mês passado, os frequentadores de uma feira de educação realizada no Jabaquara, na Zona Sul, foram surpreendidos por um realejo eletrônico. Um robô imitando a ave que acompanha o instrumento tirava a sorte para o público, numa promoção preparada para atrair alunos ao Instituto Mauá de Tecnologia. Outra iniciativa inusitada encontra-se em curso na cidade, envolvendo os pedreiros que prestam serviços na favela de Paraisópolis e nos bairros vizinhos. Eles ganham fitas métricas que funcionam como lanterna. Financiada pela Eletropaulo, a ação tem como objetivo conscientizá-los de que é preciso respeitaras distâncias mínimas da fiação elétrica na construção de puxadinhos. A distribuição dos produtos, sempre aos sábados, começou em janeiro e deve seguir até dezembro,com a previsão de entrega de 20000 kits.
Essas e outras ações surgiram no sobrado em Moema onde funciona o escritório do Grupo Four Midia. Ali, a poucos minutos do Parque do Ibirapuera, um time de vinte profissionais vem se destacando por fazer trabalhos inovadores para atender a encomendas de gigantes do mundo da propaganda. “Esse tipo de coisa entra no cotidiano do consumidor com mais impacto do que uma simples publicidade”, diz Juliano Del Fiore, gerente de mídia da Ogilvy, que está entre os clientes. O Four Midia surgiu em maio de 2011, numa parceria do empresário Meyer Nigri, de 45 anos, com o artista plástico Léo França, 25. Em seu primeiro ano de funcionamento, o negócio fechou com uma receita de 2 milhões de reais.Com marcas como Hellmann’s, Vivo e Santander já fazendo parte do portfólio, a previsão é terminar 2012 contabilizando mais que o triplo desse faturamento.“Seja um susto, seja uma risada, o importante é deixar uma boa mensagem no final”, afirma Nigri.
A agência tenta emplacar outras obras mirabolantes. No saguão de entrada, uma fantasia de Darth Vader dá uma dica do que pode vir por aí. A intenção da turma é convencer uma empresa a contratar um ator para entregar pizzas na capital vestido com o figurino. Depois da surpresa,o vilão intergaláctico aproveitaria a deixa para divulgar uma mensagem comercial.O acervo de propostas inclui ainda o uso de dirigíveis em promoções, bolachas de chope capazes de acender no escuro espelhos que, por um truque, não refletem a imagem do público. “O risco de nossas ações é sempre calculado”, garante Nigri.
AÇÕES INOVADORAS
Algumas das ideias do Grupo Four Midia
Pitada de sal
Uma das opções mais básicas: a distribuição de pipoca com a marca do anunciante
Quatro queijos e um sabre de luz
O entregador de pizza disfarçado de Darth Vader pode divulgar lançamentos de filmes e outros produtos
Realejo eletrônico
Como o pássaro de verdade, o robô seleciona cartões com a sorte do público