4 maneiras saborosas e superfáceis de preparar filé de salmão chileno

Praticidade na cozinha é tudo, certo? Pois além de saudáveis, estes pratos não levam mais de 25 minutos para ficarem prontos. Experimente!

Além de versátil e de possuir sabor delicado, o salmão chileno proporciona uma série de benefícios à saúde. Esse peixe proveniente de águas frias marinhas é repleto de proteínas, vitaminas e minerais de alta qualidade (como potássio, selênio e vitamina B12). O salmão chileno é também uma das principais fontes de ácidos graxos ômega-3, um potente antioxidante essencial ao organismo.

Sua principal função é auxiliar na redução do colesterol ruim do sangue, o LDL, mas essa gordura do bem ainda ajuda a promover a redução do triglicérides, regular a pressão arterial e melhorar a frequência cardíaca, protegendo contra doenças cardiovasculares. A seguir, confira 4 receitas deliciosas e superpráticas para sair da mesmice e variar o preparo desse peixe poderoso. A família vai amar!

Salmão com queijo

Esta receita é ideal para aqueles dias em que dá vontade de comer algo mais substancioso e reconfortante. Leva chouriço, tomate e mussarela. Para acompanhar, aposte no purê de batata ou sauté.

Ingredientes

6 filés de salmão de cerca de 180 g cada

250 g de queijo mozarela ou outro

3 tomates maduros

1 chouriço curado tipo espanhol

3 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de orégano

sal e pimenta

1/3 de suco de limão

folha de alumínio para embrulhar

Modo de preparo

Tempere os filés de salmão e banhe-os no suco de limão e azeite de oliva. Corte seis pedaços quadrados de papel alumínio com cerca de 20 cm. Cubra cada filé de salmão com fatias muito finas de chouriço, queijo e tomate fatiado. Polvilhe com orégano e embrulhe no papel alumínio. Arrume os filés em um prato refratário e cozinhe no forno a 200ºC, por 20 minutos ou até que o peixe fique macio. Sirva quente.

Salmão com crosta de azeitonas

Para uma opção mais crocante e surpreendente, este prato é escolha certa. E por ir ao forno, é supersaudável.

Ingredientes

1 filé de salmão de 1kg

sal e pimenta

2 xícaras de migalhas de pão

1 xícara de salsinha fina picada

2 colheres de sopa de coentro picado

1 dente de alho moído

1 xícara de azeitonas pretas sem caroço

1/2 xícara de azeite

sal e pimenta

Modo de preparo

Tempere o salmão com sal. Reserve refrigerado. Para fazer a crosta, misture a farinha de rosca com a salsinha, o coentro, as azeitonas picadas, adicione o orégano, junte o dente de alho, o sal e a pimenta e misture tudo com o azeite, até obter uma pasta densa. Aqueça o forno a 200ºC. Cubra o peixe com a mistura e leve ao forno por 25 a 30 minutos até que o topo esteja dourado e o peixe cozido.

Salmão oriental

 (Salmón de Chile/Divulgação)

Um prato sofisticado, porém fácil de preparar, que combina muito bem com o almoço de dias especiais.

Ingredientes

1 filé de salmão de cerca de 1kg

1/2 xícara de molho de soja

1/3 xícara de azeite

1/3 xícara de suco de limão

1 ponto em pó wasabi colher de chá

1/2 xícara de sementes de gergelim

2 xícaras de arroz selvagem

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o molho de soja, o azeite, o suco e limão e o wasabi. Coloque o filé de salmão, com o lado da pele para baixo, em um prato refratário e cubra com a marinada de soja. Cubra com papel alumínio ou plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Ao retirar da geladeira, cubra completamente o filé com sementes de gergelim. Aqueça o forno a 200ºC e cozinhe por 25 minutos até ficar suculento. Retire e sirva imediatamente acompanhado de arroz selvagem preparado na hora.

Salmão marinado ao pesto

 (Salmón de Chile/Divulgação)

Uma preparação fresca, cheia de sabor e de cor. Você pode levar à mesa o filé inteiro, ou cortar em pedaços e servir com legumes assados também banhados no pesto.

Ingredientes

1 filé de salmão de cerca de 800 g

2 xícaras de folhas frescas de manjericão

3/4 xícara de salsinha fresca, picada

1 dente de alho

1/3 xícara de suco de limão

3/4 xícara de azeite

2 colheres de sopa de amêndoas descascadas

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

sal e pimenta

Modo de preparo

Em um processador, moa juntos o manjericão, a salsinha, o alho, o queijo parmesão, as amêndoas; junte o suco de limão e o azeite até obter uma mistura homogênea e suave. Disponha o filé de salmão em um prato refratário e banhe-o no molho pesto, movendo gentilmente o pedaço de salmão para marinar dos dois lados. Descanse na geladeira (o ideal é deixar por 1 hora). Aqueça o forno a 200ºC e cozinhe o salmão por 10 a 12 minutos, até que sua carne esteja macia e suculenta.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s