Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Receita: paleta de melancia detox

Como fazer em casa o picolé de fruta do Me Gusta, vencedor da categoria sorvete na edição VEJA COMER & BEBER

Por Helena Galante Atualizado em 5 dez 2016, 13h50 - Publicado em 11 nov 2014, 13h19

O melhor sorvete da cidade segundo a edição VEJA COMER & BEBER não é um gelato italiano ou uma banana split tradicional, mas o picolé do Me Gusta.

A inspiração para a receita veio do México, onde o calor é aplacado com as paletas, os sorvetes de palito maiores, de até 110 gramas. Todos os corantes e conservantes artificiais são deixados de fora das receitas dos amigos Ravi Leite, de 23 anos, e Gabriel Fernandes, de 21, ambos discípulos do experiente chef francês Laurent Suaudeau.

+ Que tal um suco verde?

Para fazer em casa o sorvete da moda, eles sugerem uma das receitas mais simples e saudáveis, a do picolé de melancia detox. Quem não tem a forminha própria para sorvete em casa pode improvisar com um copo de plástico.

Rendimento: 40 picolés de 70 gramas cada

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes

  • 10 gramas de gengibre
  • 2 folhas de couve
  • ½ maço de hortelã
  • ½ melancia média
  • 50 gramas de açúcar (opcional)
  • 4 limões
  • 200 mililitros de suco de laranja

Modo de fazer

Continua após a publicidade

1 – Lave o gengibre, a couve e a hortelã

2 – Bata a parte vermelha da melancia no liquidificador (com açúcar, se desejar) e adicione o suco de 3 limões. Peneire e reserve na geladeira.

3 – Retire a parte mais esbranquiçada da melancia, bata no liquidificador e peneire. Reserve na geladeira.

4 – Faça o suco verde. Bata o gengibre, o suco de laranja, a couve, a hortelã e o suco de 1 limão.

5 – Coloque o suco da melancia (parte vermelha) nas forminhas de picolé, mas sem encher por completo. Caso não tenha forminhas, é possível improvisar com um copo de plástico. Coloque no freezer por aproximadamente 30 minutos, para que o picolé endureça um pouco e você possa colocar os palitos no centro. Volte ao freezer e deixe congelar.

6 – Retire do freezer e coloque uma fina camada do suco da melancia mais esbranquiçada. Congele novamente.

7 – Por fim, faça uma camada com o suco verde, para imitar a casca de uma melancia. Volte para o freezer e termine de congelar. Para retirar da forminha, coloque em um banho em água morna.

Dica: se desejar, coloque uma única semente de melancia em cada forminha, para deixar a apresentação do picolé mais charmosa. Para isso, coloque a semente na lateral da forminha para congelar primeiro e depois coloque o suco da melancia. Caso contrário, a semente sobe com o liquido.

Continua após a publicidade

Publicidade