Banque o chef e prepare um salmão à francesa para a Páscoa

Traga o clima de restaurante estrelado para o almoço especial. Esta receita impressiona pelo visual e sabor, mas é bem fácil de fazer

Já definiu o cardápio do almoço de Páscoa? Pois não perca tempo! Afinal, trata-se de uma data importante, com a família reunida ao redor da mesa em dia de celebração da vida. O encontro pede produção caprichada e cardápio tentador.

A dica é trazer para dentro de casa o clima de restaurante estrelado, apostando em receitas que parecem ter saído diretamente do menu assinado por chefs famosos. Acredite: muitos pratos têm preparo bem fácil. A combinação de ingredientes certos é o que garante o resultado incrível.

Este salmão en croûte com alcachofra, por exemplo, nada mais é que peixe, acompanhado por um mix de fundo de alcachofra, cream cheese, amêndoas e mostarda, envolvido por massa filo. A receita serve seis pessoas. Se quiser mais porções, basta aumentar a quantidade de ingredientes proporcionalmente.

Salmão en croûte com alcachofra

Ingredientes

  • 12 fundos de alcachofra cozidos
  • 2 colheres (sopa) de amêndoas
  • 180 g de cream cheese
  • 1 colher (sopa) de mostarda forte com sementes
  • ½ kg de massa filo
  • 80 g de manteiga derretida
  • 6 filés de salmão de 200 g cada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Aqueça o forno a 180 ºC. Numa processadora, triture os fundos de alcachofra e as amêndoas. Misture-os com o cream cheese e a mostarda (separe alguns grãos para o final). Abra quatro lâminas de massa filo, coloque sobre a mesa de trabalho e pincele cada uma com parte da manteiga derretida. Depois una todas elas e corte a massa em quadrados grandes (aproximadamente 18 cm). Tempere o salmão com sal e pimenta-do-reino e coloque um filé no centro de cada pedaço da massa. Cubra com algumas colheradas da mistura de alcachofra e feche a massa como um lenço, tendo o cuidado de selar bem as bordas. Finalmente, pincele com o restante da manteiga derretida, polvilhe algumas sementes de mostarda e asse no forno por 15 minutos, até que a massa esteja levemente dourada. Retire do forno e sirva imediatamente.

Dica esperta

  • Para derreter a manteiga, recorra ao micro-ondas. Corte a manteiga em pedaços, coloque-a em recipiente de vidro e cubra com papel-toalha. Ligue o aparelho em potência baixa, por 10 segundos. Retire a manteiga, mexa um pouco e repita o processo, sempre de 10 em 10 segundos, até que atinja o ponto desejado. Lembre-se: o resultado pode ser diferente de acordo com cada modelo de aparelho.

Você Sabia?

  • Massa filo e massa folhada não são a mesma coisa. A filo, de origem grega, é bastante fina e delicada (suas camadas são mescladas com gordura – neste caso, manteiga). São necessárias várias camadas de filo para se obter o resultado da folhada, que é bem mais espessa e geralmente só necessita de uma camada no preparo dos pratos. É possível substituir a filo pela folhada? Sim, mas o prato ficará diferente do esperado, mesmo usando-se apenas uma camada de massa folhada.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s