Humberto Abdo (Maria Carolina Matheus da Silva)

Terraço Paulistano

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

A pedido do MPE, Justiça determina quebra de sigilo eletrônico de John Neschling

Mais um novo capítulo na investigação sobre a ópera da corrupção que se instalou no Teatro Municipal. A pedido do Ministério Público Estadual (MPE), a Justiça determinou a quebra dos sigilos eletrônicos de John Neschling, diretor artístico da entidade. O Municipal sofreu com desvios de 15 milhões de reais na atual administração. Sabe-se até aqui do envolvimento […]

Por João Batista Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 10h44 - Publicado em 16 ago 2016, 21h01
Neschling: culptpu a burocracia do Ministério da Cultura pela não realização do projeto Alma Brasileira (Foto: XXX)

Neschling: Justiça determina quebra de sigilo eletrônico (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress)

Mais um novo capítulo na investigação sobre a ópera da corrupção que se instalou no Teatro Municipal. A pedido do Ministério Público Estadual (MPE), a Justiça determinou a quebra dos sigilos eletrônicos de John Neschling, diretor artístico da entidade. O Municipal sofreu com desvios de 15 milhões de reais na atual administração. Sabe-se até aqui do envolvimento de José Luiz Herencia, então diretor financeiro, e William Naked, presidente da Organização Social Instituto Brasileiro de Gestão da Cultura (IBGC), que tinha um contrato de gestão com o teatro. Ambos foram desligados.

+ John Neschling atrasa pagamento de artistas 

O MPE investiga se Neschling teria participação no esquema de desvios. Ter acesso aos e-mails dele irá ajudar na apuração de algumas questões: qual era a ligação com Herencia e Naked? Ele contratou artistas internacionais por preços superfaturados? Por que um de seus empresários no exterior também era agente de artistas contratados pelo Municipal?

Continua após a publicidade

+ John Neschling: “São Paulo é uma jaula” e “Ibirapuera cheira a xixi”

A favor de Neschling pesa o fato de ele ter denunciado o esquema de corrupção de Herencia e Naked ao prefeito Fernando Haddad. O maestro escreveu uma carta para comentar a quebra de sigilo eletrônico: “É nesse enredo de ficção que agora recebo a decisão de quebra de sigilo e vejo não apenas minha correspondência, mas minha vida devassada, sem que eu tenha ainda podido ver a quais mensagens houve acesso, e dentre elas há várias entre meus advogados e mim, e jamais poderia vir a ser de conhecimento de quem quer me acusar.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

A melhor notícia da Black Friday

Receba VEJA e VEJA SP impressas pelo melhor preço do ano!

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Para curtir o melhor de São Paulo!

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site, edições e acervos digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês
(Melhor oferta do ano!)