Imagem Blog

Pergunte ao Doutor

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Grávida pode comer gengibre?

O gengibre é uma especiaria bastante utilizada na culinária e também como produto medicinal, pois tem ação antiinflamatória. Contudo, ele desperta algumas dúvidas em relação ao seu consumo, principalmente na gravidez. Há crenças populares dizendo que a raiz pode colocar a gestação em risco. Outras, por sua vez, afirmam que ela auxilia a grávida a não engordar excessivamente. […]

Por Larissa Faria
Atualizado em 26 fev 2017, 10h07 - Publicado em 19 set 2016, 14h08
 (/)
Continua após publicidade

gengibre-2

O gengibre é uma especiaria bastante utilizada na culinária e também como produto medicinal, pois tem ação antiinflamatória. Contudo, ele desperta algumas dúvidas em relação ao seu consumo, principalmente na gravidez.

Há crenças populares dizendo que a raiz pode colocar a gestação em risco. Outras, por sua vez, afirmam que ela auxilia a grávida a não engordar excessivamente. Afinal, em que acreditar?

Tiramos essas dúvidas com a ginecologista e obstetra Patrícia Varella, formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP):

Continua após a publicidade

+ Afinal, roupas íntimas têm “validade”?

“Não faz mal. O gengibre é um fitoterápico (produto natural usado para fins terapêuticos) já bem conhecido e muito usado pelas gestantes para amenizar sintomas como náuseas e enjoos durante a gravidez.

O que se deve prestar atenção é na quantidade ingerida. Estudos dizem que, se consumido em larga escala, pode aumentar o risco de aborto espontâneo e má formação do bebê. Não dá para saber o quanto significa ‘muito’. Mas com certeza, se for usado para fins culinários, em que se usa apenas uma porção ínfima da raiz, não haverá problema algum para a gestação.

Continua após a publicidade

As propriedades medicinais da planta são muito conhecidas no meio médico. Ela auxilia na redução do colesterol, previne a formação de coágulos e reduz o inchaço no corpo, dando a sensação de diminuição de peso. Ou seja: a raiz não faz a pessoa emagrecer e sim, evita a retenção de líquidos. 

+ Botox ajuda no tratamento da enxaqueca crônica?

É bom ficar claro que cada pessoa tem uma constituição física e orgânica diferente da outra. Portanto, é essencial que a grávida converse com o seu obstetra para saber, de fato, se ela pode consumir gengibre ou se, no caso específico dela, há alguma contraindicação.

Continua após a publicidade

Por Andreza Monteiro

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.