O Poderoso Chefão: a vingança é doce
Na trilogia O Poderoso Chefão,dirigida por Francis Ford Coppola, os mafiosos Corleone – criados pelo romancista Mario Puzo – ganham vida na pele de atores como Marlon Brando, Al Pacino e Robert De Niro. Da origem miserável na Sicília à tentativa de Michael Corleone de legalizar os negócios da família, que havia se tornado uma […]
Na trilogia O Poderoso Chefão,dirigida por Francis Ford Coppola, os mafiosos Corleone – criados pelo romancista Mario Puzo – ganham vida na pele de atores como Marlon Brando, Al Pacino e Robert De Niro. Da origem miserável na Sicília à tentativa de Michael Corleone de legalizar os negócios da família, que havia se tornado uma das mais poderosas da máfia italiana de Nova York, a trajetória do clã é marcada pelas tradições da terra da bota.
Não são poucas as cenas em que fica clara a estreita relação dos italianos com a comida.Mas nenhum quitute ganha tanto destaque quanto os cannoli. Típicos da Sicília, os tubinhos de massa fritos e recheados com creme de ricota com água de rosas, vinho marsala e frutas cristalizadas são úmidos e pouco doces.
É inesquecível a passagem do primeiro filme, lançado em 1972, em que Peter Clemenza e seu guarda-costas levam Paulie, o genro traidor de Vito Corleone, a um matagal para matá-lo. Passam, antes, no restaurante favorito de Clemenza para comprar os canudos sicilianos. É depois de seu capanga executar Paulie com três tiros que Clemenza diz a antológica frase “Leave the gun, take the cannoli” (“Deixe a arma, pegue os cannoli”, em português).
Outro momento de destaque ocorre no terceiro filme da série (1990). Durante uma apresentação de ópera de Anthony, filho de Michael Corleone, é posta em prática uma operação para eliminar todos os inimigos da famiglia de uma vez só. Connie, irmã de Michael, oferece a seu padrinho traidor, Don Altobello, uma travessa de vistosos cannoli impregnados de veneno. Inadvertidamente, o mafioso se delicia com os canudinhos açucarados e logo começa a agonizar. Através de seu par de binóculos, Connie assiste à doce vingança de camarote. Literalmente.
A receita dos legítimos cannoli siciliani você encontra aqui.
Por Ione Dias de Aguiar