Imagem Blog

Poder SP - Por Sérgio Quintella

Sérgio Quintella é repórter de cidades e trabalha na Vejinha desde 2015
Continua após publicidade

Com R$ 70 milhões em dívidas, padaria Cepam pede recuperação judicial

Maior panificadora da cidade, dona da marca Village alega prejuízos na pandemia pela crise no negócio

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 jan 2024, 10h44 - Publicado em 31 jan 2024, 10h22

Fundada em 1968, a panificadora Cepam, localizada na Vila Prudente, Zona Leste, ostenta não apenas o título de maior padaria da cidade, como se autoproclama a maior da América Latina. Com seus 2 500 metros quadrados e 550 funcionários, a empresa produz 16 000 pães franceses por dia, além de 11 200 produtos em geral, como bolos, tortas, panetones, chocolates, entre muitos outros, todos de sua marca própria, a Village. Nos fins de semana,  a casa chega a receber 8 000 clientes.

Tanto volume de produção e consumidores não foi suficiente para evitar as complicações financeiras da empresa. No último dia 25, a Cepam ingressou com um pedido de recuperação judicial devido ao seu endividamento crescente, na casa dos 70 milhões de reais.

No pedido enviado à Justiça, ao qual Vejinha obteve acesso, a Cepam afirma que a pandemia da Covid-19 foi crucial para o aumento do endividamento da companhia. “Com o alavancamento da operacionalização e expansão do negócio, foram concedidos empréstimos para capital de giro por bancos, mas o cenário pandêmico ocasionou a necessidade de repactuação da dívida bancária (…) Nesse cenário periclitante, o capital de giro se compromete a cada semana, e as requerentes fatalmente se viram atingidas pela crise econômico-financeira que assolou o mundo, o que culminou no desequilíbrio financeiro das empresas”.

Diante do cenário de possibilidade de paralisação das atividades, a empresa solicitou ao juiz que aceitasse com urgência o pedido de recuperação e que parcelasse as custas iniciais do processo, avaliadas em pouco mais de 100 000 reais.

Continua após a publicidade

Na terça-feira, 30, o juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho determinou que a Cepam providencie uma série de informações complementares, como relatório gerencial do fluxo de caixa e relação de bens e direitos das marcas Cepam e Village.

Panetone e ovos de páscoa.

Além da produção diária, a Village fabrica panetones e ovos de páscoa para a marca e para outras empresas. Para o Hospital Israelita Albert Einstein, por exemplo, a empresa confecciona e entrega os lanches servidos aos pacientes e acompanhantes. Para a rede de fast food Bob´s, a Cepam produz os pães de hambúrguer.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.