Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

O que consumir antes do treino?

A alimentação é fundamental para um praticante de atividades físicas. Ela caminha junto com o treino para que os objetivos finais sejam alcançados — ou seja, se você treina muito forte mas não nota resultados, acredite: o erro certamente devem ser os alimentos que você está ingerindo. Antigamente, algumas correntes defendiam a prática de exercício […]

Por Tatiane Rosset
Atualizado em 26 fev 2017, 21h53 - Publicado em 27 Maio 2014, 14h00
 (/)
Continua após publicidade

002

A alimentação é fundamental para um praticante de atividades físicas. Ela caminha junto com o treino para que os objetivos finais sejam alcançados — ou seja, se você treina muito forte mas não nota resultados, acredite: o erro certamente devem ser os alimentos que você está ingerindo.

Antigamente, algumas correntes defendiam a prática de exercício em jejum. No entanto, como a nutrição é uma ciência que muda muito, novos estudos contra indicam o treino sem alimentação — este nova abordagem é defendido por muitos profissionais.

Após ler diversos trabalhos e estudar muito sobre a nossa fisiologia e mecanismo para a geração de energia, eu faço parte do grupo que defende um lanchinho pré-treino!

Continua após a publicidade

Mas o que comer? A dúvida é sempre essa! Por isso fiz esse post para te ajudar. Para quem buscar a perda de peso, o ideal é optar por alimentos ricos em carboidratos, lembrando que é bom realizar refeições mistas (carboidratos de alto de baixo índice glicêmico).

Vamos para a prática?

Pães, torradas,  biscoitos, cereais (todos integrais) e batata doce são alimentos de baixo índice glicêmico — ou seja, liberam o açúcar para o sangue de maneira gradativa, fornecendo energia por um período maior. Já entre carboidratos de alto índice glicêmico podemos citar o mel, geleia e algumas frutas.

Continua após a publicidade

Refeições mistas permitem fornecimento de energia constante e, consequentemente, a otimização do uso dos nossos estoques. Sim, você leu certo: para queimar gordura, precisamos de energia, afinal gastamos 9 calorias para queimar 1 grama de gordura!

As frutas também podem ser usadas como alimento pré-treino. No entanto, dependendo da intensidade do exercício, a fruta deve ser associada a mais uma opção das descritas acima para evitar “queda de energia” durante a atividade física.

Quem prioriza um ganho de massa magra, a alimentação antes do treino deve ser feita de maneira diferente, associando carboidratos com proteínas — ou seja, vale misturar frutas, cereais integrais, mel e uma dose de proteína de rápida absorção ou então nozes, amêndoas e castanhas, por exemplo! Ainda falando das proteínas, uma pasta de queijo magro com azeitonas ou queijo magro com frios magros ou clara de ovo podem ser boas opções. As pastas de nuts, como pasta de amendoim, são uma excelente opção de pré-treino se combinadas com pão integral, por exemplo!

Continua após a publicidade

Suplementos a base de carboidratos ou carboidratos em pó vendidos em lojas de suplementos são ótimos para pacientes que referem aumento do apetite pós treino! Mas consulte sempre seu nutricionista para saber qual a melhor opção para você!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.