Imagem Blog

Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha há dez anos. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos
Continua após publicidade

A coxinha predileta de Washington Olivetto

Amante da gastronomia, o publicitário que morreu no último dia 13 era fã número 1 do quitute do bar Frangó, na Freguesia do Ó

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 out 2024, 11h07
Washington Olivetto - 2230
O publicitário Washington Olivetto (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

O publicitário Washington Olivetto, que morreu no domingo (13), era um amante da gastronomia. Não à toa, chegou a fazer parte do time de jurados que elegia os melhores endereços da cidade em VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, na época em que a publicação ainda tinha júri (hoje, as escolhas são feitas pelos críticos da revista).

De restaurantões a barraquinhas, Olivetto ia em quase tudo. No quesito quitutes, ele tinha uma coxinha predileta, e era de botequim.

Ele amava tanto esses salgados que, na coletiva de imprensa logo após seu sequestro, em 2002, ele revelou que não deixou de pensar nas ditas-cujas no cativeiro.

São as coxinhas do Frangó, bar tradicional da Freguesia do Ó. Douradas por fora, têm frango desfiado e catupiry no recheio. Vêm em porção de dez unidades pequenas (R$ 58,00). Em tamanho médio, saem por unidade (R$ 9,80).

Coxinha de frango com catupiry _ Frangó
Coxinhas de frango com catupiry do Frangó (Ricardo D'Angelo/Veja SP)

O bar ocupa um casarão antigo no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, que vive repleto de bebedores de cerveja.

“Ele era fã de carteirinha (das coxinhas). Gostava de verdade. Realmente ele pediu coxinhas depois do cativeiro. Inclusive eu estava no bar nesse dia. Fizemos vários eventos na W/Brasil (agência de Olivetto) com coxinhas”, conta Cassio Piccolo, sócio do Frangó, inconsolável com a morte de Olivetto.

O publicitário enviou até uma homenagem ao bar, enquadrada e disposta logo na entrada do estabelecimento. “O Frangó é o mais alvinegro dos botequins alviverdes”, diz a celebração futebolística.

Frango-Washington-Olivetto
Homenagem de Washington Olivetto ao bar Frangó (Frangó/Divulgação)

O gênio Olivetto

Washington Olivetto, um dos grandes nomes da publicidade brasileira, morreu no domingo (13) no Rio de Janeiro. O paulistano havia cinco meses estava internado no hospital Copa Star, na capital fluminense  em decorrência de problemas pulmonares.

Continua após a publicidade

Com uma carreira vitoriosa, Olivetto era o único latino-americano laureado com o Clio Awards, mais cobiçado prêmio da publicidade, e responsável por algumas das mais emblemáticas campanhas do país, como “Meu Primeiro Sutiã”, da Valisère, e o “Garoto Bombril”, interpretado pelo ator Carlos Moreno. Torcedor do Corinthians, ele foi um dos criadores da Democracia Corintiana.

Potinho de porcelana branca com mini coxinhas.
Coxinhas do Frangó (Mario Rodrigues/Veja SP)

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.