As antigas atrações do Playcenter
Shows e brinquedos que estiveram no parque nos seus primeiros anos
Já abordei aqui no Memória alguns assuntos sobre o nosso querido Playcenter, que deixou em cada um de nós histórias inesquecíveis pra contar. Hoje vou falar de algumas atrações que estiveram no parque apenas por um período, às vezes até muito curto, mas que deixaram saudades em quem teve oportunidade de ver. O parque passou por constante evolução nos 39 anos em que esteve ativo, e era natural a renovação de brinquedos e atrações especiais. Nenhum deles existia mais quando o parque foi fechado, em 2012. Relembre:
• Show das orcas
Samoa e Nandu vieram da Islândia em 1984 exclusivamente para o parque, onde foram adestradas e fizeram um show de enorme sucesso entre 1985 e 1988. Nesse ano, o macho Nandu morreu, e a fêmea Samoa continuou sozinha no show até 1989, quando a apresentação foi extinta.
• Eva
Reprodução gigante do corpo humano, que mostrava os órgãos internos de uma pessoa em funcionamento. Os visitantes caminhavam por dentro da boneca gigante, que simulava até gravidez. A atração ficou de 1984 a 1989 no parque.
• Monga
Show de ilusionismo, que mostrava uma linda mulher se transformando numa fera, a Monga. Teve diversas mudanças no visual durante seu tempo de permanência no parque, que foi de 1977 a 1988.
• Tobogã
Chamado de Ciclone, tinha 25 metros de altura e 8 pistas, e uma esteira rolante levava os visitantes até o topo. Ficou no parque entre 1985 e 2000.
• Alpha X-100
Um foguete que simulava viagens espaciais. Ficou funcionando entre 1983 e 1992.
• La Bamba
Com movimentos giratórios e, ao mesmo tempo, chacoalhando pra todo lado, o La Bamba era um enorme disco com capacidade para quarenta pessoas que tinham de se segurar no que podiam pra não sair rolando pela atração. Foi inaugurado em 1988 e funcionou até 1999.
• Show dos Golfinhos de Miami
1983 marcou a estreia do show dos golfinhos do Seaquarium de Miami. Eram quatro, entre eles o famoso Flipper da televisão. Em 1988 foram acrescentadas as focas Salty e Xuxa, que faziam demonstrações de equilíbrio e agilidade, enquanto os golfinhos realizavam uma diversidade de saltos acrobáticos. O show funcionou até 1989.
• Museu de Cera
Nos moldes do Museu Madame Tussaud, o museu de cera do Playcenter tinha cerca de oitenta figuras da história do Brasil. As visitas em grupo de 20 pessoas eram conduzidas por um guia. Ficou por quatro anos no parque, entre 1976 e 1980.
• Montanha Encantada
Um barquinho em forma de tronco levava os visitantes a passar lentamente por diversos cenários, como uma fábrica de chocolate e uma floresta encantada. É uma das atrações mais lembradas do parque, e ficou ativa por 25 anos não consecutivos, entre 1980 e 2000.
• Super Jet
A primeira montanha russa do Playcenter, presente no parque desde sua inauguração. Para os padrões de hoje, era simples e lenta, mas a atração sempre foi uma das mais queridas dos frequentadores. Ficou em funcionamento até 1998, quando foi substituída pela montanha russa Boomerang.
• Show dos Ursos
Feito com bonecos animatrônicos, o show tinha uma duração de 15 minutos para uma audiência de até 420 pessoas por vez. Mostrava uma história em que uma mamãe urso gostava de músicas suaves, mas seus filhos a convenciam a tocar rock. O show funcionou entre 1981 e 1998.
• Teleférico
350 metros de extensão tinha essa atração, que atravessava quase todo o Playcenter, permitindo aos visitantes terem uma visão panorâmica de todo o parque. Ficou em funcionamento de 1977 até 2002.