Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Grandes fabricantes de brinquedos que fecharam as portas

Eles tiveram um papel importante na infância de muita gente

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 jul 2017, 16h14
 (Reprodução/)
Continua após publicidade

A maioria das pessoas que cresceu nos anos 70 e 80 não tinha a opção de brinquedos importados, tão facilmente encontrados hoje. Além da marca mais famosa de todas, a Estrela, diversos outros fabricantes brasileiros dividiam o mercado e cada um deles teve lançamentos importantes em sua história. Com a chegada dos brinquedos importados da China, muito mais baratos (e menos duráveis), marcas como Elka, Mimo, Gulliver, Candide e a própria Estrela conseguiram sobreviver se reinventando e repensando suas estratégias. Outras, no entanto, não tiveram a mesma sorte e acabaram fechando as portas.

Relembre importantes fabricantes de brinquedos do passado que, infelizmente, não existem mais.

• Atma
A empresa começou fabricando trenzinhos para ferromodelismo, miniaturas perfeitas. Entre 1950 e 1976 era a única empresa a fabricar trenzinhos de brinquedo. A partir dos anos 60, ela diversificou a linha e passou a fabricar brinquedos de plástico, além de outros objetos, como utensílios. Um incêndio destruiu a fábrica em 1994, e isso, aliado a uma concorrência acirrada com os importados, fez a Atma fechar as portas.

atma
(Reprodução)

 

• Trol
No mercado desde 1939, a Trol tinha uma linha diversificada de brinquedos. Foi ela quem intriduziu o Playmobil no Brasil, assim como as miniaturas de carro Matchbox, mania nos anos 60 e 70. Seu autorama TCR tinha uma tecnologia que permitia mudança de pista e ultrapassagens, e foi um sucesso nos anos 80. A empresa encerrou suas atividades no início dos anos 90.

Continua após a publicidade
trol
(Reprodução)

 

• Glasslite
Fundada em 1968, teve nos anos 80 seu auge, lançando figuras de ação e brinquedos baseados em sucessos da TV, como Magnum, Chips, Super Máquina e MacGyver. Foi a primeira a lançar brinquedos de Star Wars licenciados no Brasil. Faliu em 2005.

glasslite
(Reprodução)

 

• Balila
Conhecida nos anos 80 por lançar os famosos bonecos Lango-Lango, a Balila fazia principalmente brinquedos simples de plástico, como bonecos de soldadinhos e capacetes. No mercado desde os anos 50, não se ouve mais falar dela desde o final do século passado.

balila
(Reprodução)

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.