‘Pepsi, Cadê Meu Avião?’: um comercial fake e suas consequências bizarras
Documentário da Netflix conta a história de um embate bizarro entre a empresa de refrigerante e um consumidor nos anos 90
Na década de 90, o americano John Leonard, de 20 anos, assistiu a um comercial de TV da Pepsi. Nele, em letras garrafais, a empresa afirmava que o consumidor que coletasse 7 milhões de rótulos do refrigerante teria direito a ganhar um jato caríssimo (e que nem era vendido tão facilmente).
+CCXP22: seu guia para o evento de cultura pop
Sem observações ou limitações, o anúncio era apenas esse. Leonard levou o desafio a sério e criou um plano ao lado do amigo Todd Hoffman, que avaliou o comercial e destacou o fato de não haver nenhum aviso de que se tratava de uma piada. A dupla foi em frente e até fez um cheque, mas o problema é que o tal prêmio sequer existiu.
A batalha judicial que se seguiu é narrada no documentário Pepsi, Cadê Meu Avião?, na Netflix. Em quatro episódios, o caso possui uma estrutura divertida e dinâmica, mas que não deixa a seriedade de lado. Afinal, um trabalho de marketing causou sérios danos à empresa e aos envolvidos. Diversos lados são ouvidos (incluindo aqueles que trabalharam na empresa naquela época), o que torna a produção diferenciada.
MAIS DOCUMENTÁRIOS INTRIGANTES. Na Netflix, Mistérios sem Solução é um bom título para quem não tem medo de histórias macabras. São três temporadas. No mesmo streaming, Conversando com um Serial Killer: o Canibal de Milwaukee é outra opção dentro do gênero de true crime, lançada logo após Dahmer, série com Evan Peters. Na HBO Max, indico A Inventora: à Procura de Sangue no Vale do Silício, que narra a trajetória de Elizabeth Holmes, dona de uma fraude que lhe custou onze anos de prisão, e Apenas Meninas, que desenvolve reflexões sobre o Brasil ser o quarto país que mais possui casamentos infantis. No Globoplay, Flordelis, deputada condenada pelo assassinato do marido, ganhou uma série documental intitulada Questiona ou Adora.
Publicado em VEJA São Paulo de 7 de dezembro de 2022, edição nº 2818.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia





