Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

‘Pepsi, Cadê Meu Avião?’: um comercial fake e suas consequências bizarras

Documentário da Netflix conta a história de um embate bizarro entre a empresa de refrigerante e um consumidor nos anos 90

Por Barbara Demerov
2 dez 2022, 06h00

Na década de 90, o americano John Leonard, de 20 anos, assistiu a um comercial de TV da Pepsi. Nele, em letras garrafais, a empresa afirmava que o consumidor que coletasse 7 milhões de rótulos do refrigerante teria direito a ganhar um jato caríssimo (e que nem era vendido tão facilmente).

+CCXP22: seu guia para o evento de cultura pop

Sem observações ou limitações, o anúncio era apenas esse. Leonard levou o desafio a sério e criou um plano ao lado do amigo Todd Hoffman, que avaliou o comercial e destacou o fato de não haver nenhum aviso de que se tratava de uma piada. A dupla foi em frente e até fez um cheque, mas o problema é que o tal prêmio sequer existiu.

A batalha judicial que se seguiu é narrada no documentário Pepsi, Cadê Meu Avião?, na Netflix. Em quatro episódios, o caso possui uma estrutura divertida e dinâmica, mas que não deixa a seriedade de lado. Afinal, um trabalho de marketing causou sérios danos à empresa e aos envolvidos. Diversos lados são ouvidos (incluindo aqueles que trabalharam na empresa naquela época), o que torna a produção diferenciada.

MAIS DOCUMENTÁRIOS INTRIGANTES. Na Netflix, Mistérios sem Solução é um bom título para quem não tem medo de histórias macabras. São três temporadas. No mesmo streaming, Conversando com um Serial Killer: o Canibal de Milwaukee é outra opção dentro do gênero de true crime, lançada logo após Dahmer, série com Evan Peters. Na HBO Max, indico A Inventora: à Procura de Sangue no Vale do Silício, que narra a trajetória de Elizabeth Holmes, dona de uma fraude que lhe custou onze anos de prisão, e Apenas Meninas, que desenvolve reflexões sobre o Brasil ser o quarto país que mais possui casamentos infantis. No Globoplay, Flordelis, deputada condenada pelo assassinato do marido, ganhou uma série documental intitulada Questiona ou Adora.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 7 de dezembro de 2022, edição nº 2818.

+Assine a Vejinha a partir de 9,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.