Série ‘Os Encanadores da Casa Branca’ satiriza caso Watergate
Justin Theroux ('The Leftovers') e Woody Harrelson ('Zumbilândia') estrelam mais uma imperdível produção da HBO Max
✪✪✪ Em 2022, espectadores conferiram a série Gaslit (disponível no Lionsgate+), já indicada por esta coluna, cujo mote é a queda do governo de Richard Nixon sob o olhar de Martha Mitchell.
+Jane Fonda ainda procura por desafios em sua carreira: “Quero ter medo”
Agora, na HBO Max, a série Os Encanadores da Casa Branca procura uma nova vertente para narrar o escândalo de Watergate – mais dinâmica e até mesmo divertida em algumas passagens.
Com Justin Theroux (The Leftovers) e Woody Harrelson (Zumbilândia), dois grandes atores na liderança do elenco, a produção acompanha a tentativa mais do que frustrada de Gordon Liddy, ex-FBI, e Howard Hunt, ex-CIA, para salvar o governo de Nixon.
Como a História registrou, o republicano renunciou em 1974 por conta de um grande escândalo (talvez o maior da política norte-americana): a tentativa de sabotagem à sede do Partido Democrata na campanha eleitoral de 1972. Escrito pelos afiados Alex Gregory e Peter Huyck, o texto é tão ágil quanto complexo, pois é possível ver os vários lados da mesma trama.
Como o esperado, Theroux e Harrelson estão em ótima sintonia juntos. Cada personagem tem uma personalidade bem diferente uma da outra, o que só torna os desdobramentos do Watergate mais imprevisíveis.
O lançamento dos episódios segue o formato semanal, às segundas. Completam o elenco Domhnall Gleeson (O Paciente), Kiernan Shipka (Mad Men), e Lena Headey (Game of Thrones).
E, se você quer se aprofundar mais no tema, vale (re)assistir ao clássico Todos os Homens do Presidente.
Publicado em VEJA São Paulo de 24 de maio de 2023, edição nº 2842