Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

No belíssimo ‘Monica’, mulher volta a um passado que a renegou

Drama dirigido pelo italiano Andrea Pallaoro está em cartaz no Cine Marquise, com sessões diárias; Trace Lysette brilha como a protagonista

Por Barbara Demerov
Atualizado em 22 set 2023, 14h58 - Publicado em 22 set 2023, 14h56

✪✪✪✪ Está em cartaz no Cine Marquise o drama Monica, dirigido por Andrea Pallaoro e estrelado pela atriz Trace Lysette. O filme foi exibido no Festival de Veneza em 2022 e tem produção executiva da Escarlate, produtora brasileira que viu potencial na história.

+47ª Mostra SP fará dupla homenagem ao cineasta Michelangelo Antonioni

De fato, a trama escrita por Andrea Pallaoro e Orlando Tirado é envolvente e emocionante nas mesmas medidas. Trace, atriz trans, encarna um papel desafiador: o de Monica, também mulher trans, que retorna à sua antiga casa e reencontra a mãe, doente, assim como o restante de sua família. Monica nunca mais viu aquelas pessoas e, hoje, elas mal a reconhecem.

É dentro daquela casa que se passa a grande parte da narrativa. É lá onde Monica reencontra sua busca por aceitação e relembra o abandono que sofreu – mas é lá onde a protagonista vê uma nova chance para lidar com o passado.

Continua após a publicidade

Os planos fechados nos olhares de Monica para sua mãe (interpretada por Patricia Clarkson), e vice-versa, são feitos com tanto carinho e sensibilidade que é até difícil imaginar como a relação entre as duas foi tão difícil. Mas o longa não abre mão de nos lembrar o quão solitário foi o processo de transição para Monica, o que torna toda a temática universal e atemporal.

É dentro de conjunto de várias sutilezas que Monica cresce cada vez mais e mais, ainda que o silêncio impere nos cômodos e os pequenos gestos digam mais do que palavras. Uma belíssima surpresa que não deve passar batido entre os cinéfilos de plantão.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.