Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

Greve dos roteiristas em Hollywood chega ao fim; entenda

Sindicato dos Roteiristas nos EUA e estúdios chegaram a acordo que deve ser votado em breve; Sindicato dos Atores ainda está em greve

Por Barbara Demerov
Atualizado em 29 set 2023, 12h51 - Publicado em 25 set 2023, 13h57

Na noite do último domingo (24), o Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (WGA) – que estava em greve desde maio – enfim avançou positivamente nas negociações com os estúdios de Hollywood. Poucos dias depois, na quarta (27), a greve foi encerrada.

Além do aumento salarial, que foi prejudicado devido ao crescimento rápido do streaming, a utilização da inteligência artificial (IA) foi outro ponto abordado pela categoria desde o início da paralisação. Os roteiristas não querem que estúdios usem o recurso tecnológico para criar roteiros ou que estes profissionais adaptem textos a partir de esboços feitos por IA.

Agora, o acordo favorece os profissionais “com ganhos significativos e proteções para roteiristas em todos os setores de nossa filiação”, segundo o WGA, em um comunicado divulgado pela revista Variety. No entanto, o Sindicato ainda precisa votar e aprovar o novo texto. São mais de 11 mil membros.

 

Para ser bem claro, ninguém deve retornar a trabalhar até ser especificamente autorizado pelo Sindicato. Ainda estamos em greve até lá”, complementa o aviso do WGA.

Enquanto isso, o SAG, Sindicato dos Atores, que está em greve desde julho, afirmou em outro comunicado que continua comprometido em atingir os termos necessários aos seus membros.

Continuamos nossa greve em nosso contrato de TV e cinema. Continuamos a pedir para que os presidentes-executivos de estúdios e plataformas de streaming e a AMPTP retornem à mesa e façam o acordo justo que nossos membros merecem e exigem”, destaca.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.