Dia das Mães: 5 produções que abordam a maternidade de forma realista
De Lady Bird a Laços de Ternura, esses filmes vão te divertir e emocionar nas mesmas medidas
A maternidade sempre foi um tema muito presente no cinema. Às vezes tratado de forma romantizada, o tema já gerou diversas obras reflexivas, indo da comédia ao drama.
+Em Doutor Estranho 2, Sam Raimi prova que Marvel e terror combinam
Porém, as que mais se destacam são aquelas em que a relação de uma mãe com seus filhos – ou sua relação com o próprio mundo – são trabalhadas de forma honesta e pé no chão, mas sem deixar de lado a beleza deste universo tão único.
Para celebrar o Dia das Mães, confira 5 filmes que são ótimos em abordar a maternidade como ela é.
TULLY
Estrelando Charlize Theron, o filme fala sobre a necessidade de uma mãe não estar sozinha no período do puerpério e durante a adaptação após a chegada de um filho. No caso da personagem de Theron, é o seu terceiro. Mas ela vive uma vida muito atarefada, e, certo dia, ganha de presente de seu irmão uma babá para cuidar das crianças durante a noite. As surpresas de Tully vão te deixar reflexivo por dias. Disponível na HBO Max.
LAÇOS DE TERNURA
Um clássico que discute relações familiares num geral, mas com o foco em uma mãe e sua filha. O filme relata a história de três décadas de relacionamento conflituoso as duas. As idas e vindas da vida (incluindo uma doença que é descoberta repentinamente) são emocionantes e Laços de Ternura dá ênfase ao impacto que o amor maternal possui. Disponível para aluguel no Amazon Prime Video.
COMO NOSSOS PAIS
Rosa é uma mulher que se encontra em uma fase peculiar de sua vida: ao mesmo tempo em que precisa desenvolver sua habilidade como mãe e enfrentar dificuldades em seu casamento, ela quer manter seus sonhos vivos, incluindo os profissionais. Sua relação com a mãe, Clarice, é marcada por conflitos, mas ao mesmo tempo abre uma porta para que Rosa repense algumas escolhas. Na Netflix.
PERFEITA É A MÃE
A mãe que nunca pensou em ganhar uma noite de “folga” pode atirar a primeira pedra. Em tom de comédia, este filme diverte e ao mesmo tempo deixa claro que mães também são mulheres e precisam de um tempo para si. Amy, a protagonista, está estressada com as tarefas domésticas e o equilíbrio que tem de fazer com o trabalho. Revoltada, ela decide mudar drasticamente sua rotina, lutando contra os padrões impostos pela Associação de Pais e Professores da escola de seus filhos. Na HBO Max.
LADY BIRD
Indicado ao Oscar e dirigido por Greta Gerwig, o filme acompanha uma jovem que está no último ano do ensino médio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia. Sua mãe rejeita a ideia de forma veemente. Em meio às descobertas da juventude, do amor e da maturidade, a difícil relação entre mãe e filha possui contornos bem reais. Disponível para aluguel no Amazon Prime Video.
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Pré-Carnaval 2026 em SP: guia com ensaios de blocos e festas em janeiro
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Calendário 2026: confira os feriados e datas facultativas





