Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

‘Carvão’: diretora apresenta “família tradicional” do Brasil contemporâneo

Maeve Jinkings, Romulo Braga e Camila Márdila estrelam filme de Carolina Markowicz; estreia está marcada para 3 de novembro

Por Barbara Demerov
28 out 2022, 06h00

✪✪✪ Após estrear mundialmente nos Festivais de Toronto e San Sebástian e integrar a seleção da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o longa Carvão estreia comercialmente em 3 de novembro. Com direção de Carolina Markowicz, a produção tem no elenco Maeve Jinkings, Romulo Braga, Camila Márdila e o argentino César Bordón.

+No ótimo ‘Bardo’, Iñárritu se inpira em Fellini e na própria vida pessoal

Este é o primeiro longa-metragem da diretora, conhecida por curtas como O Órfão. No entanto, pelo que é visto em tela, seu talento já é imenso. O roteiro, que também é de sua autoria, imprime um Brasil da “família tradicional brasileira” que faz de tudo um pouco para benefício próprio.

Em uma pequena cidade do interior, Irene (Maeve) e o marido recebem uma proposta interessante, que pode tirá-los da necessidade extrema. Eles aceitam hospedar um desconhecido estrangeiro em sua casa, mas o preço que pagam é altíssimo e as mudanças na rotina da família — especialmente na do filho do casal, Jean (Jean de Almeida Costa) — são inúmeras.

Continua após a publicidade

Afinal, o homem é, na verdade, um criminoso foragido. As críticas da cineasta em aspectos sociais ainda envolvem religião e hipocrisia. O resultado disso é um filme que já seria poderoso por si só, mas alcança níveis ainda mais impactantes devido ao equilibrado elenco.

Em Carvão, o espectador acompanha, do início ao fim, dilemas morais e diálogos que cutucam feridas da sociedade de forma rápida e crua. Maeve Jinkings brilha na pele de Irene, mas todo o elenco está em harmonia.

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 02 de novembro de 2022, edição nº 2813

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.