Vencedor do Festival de Berlim, ‘Alcarràs’ é um potente drama familiar
Disponível na MUBI, longa da diretora espanhola Carla Simón aborda mudanças drásticas na vida de agricultores
✪✪✪ Alcarràs acaba de chegar à MUBI e acompanha a família Solé, que passa os verões colhendo pêssegos de seu pomar em um vilarejo na Espanha para depois vendê-los. Eles ficam ameaçados quando a família Pinyol, dona do terreno, faz um acordo para instalar painéis solares no lugar das frutas.
A diretora Carla Simón capta as tensões que envolvem a família nessa estação. O elenco, com pessoas locais, segue a vida enquanto estranhos passam a entrar no local. Mas as mudanças são bruscas até para as crianças, que se chateiam: logo no início, a empresa retira um antigo carro que estava ali há anos e servia de brinquedo. Aos poucos, os painéis preenchem o campo de visão da família, que se recusa a aceitar um futuro longe dali.
Os riscos de permanecer são inúmeros — afinal, o patriarca nunca assinou um contrato e não tem provas de que também é o dono —, mas o impacto de ir embora é forte. Carla registra pequenas reações de todos os familiares. Do patriarca à neta mais jovem, a tristeza e angústia são nítidas. Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, Alcarràs não necessita de tantos diálogos para ser marcante.
Publicado em VEJA São Paulo de 01º de março de 2023, edição nº 2830
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.