Imagem Blog

A Tal Felicidade Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

A importância do planejamento na vida pessoal e profissional

Para mentora Nadia Nobre, "o planejamento libera a nossa mente para focar no que realmente interessa"

Por Nadia Nobre, em depoimento a Helena Galante
Atualizado em 11 nov 2022, 12h21 - Publicado em 11 nov 2022, 06h00

É comum ouvir a palavra planejamento e logo associá-la a questões profissionais. No meu caso, além de ter o planejamento como proposta e mecanismo de trabalho, afirmo que planejar me deixa mais feliz, eleva minha sensação de bem-estar e me ajuda na qualidade das minhas relações pessoais.

Não é à toa que sou defensora de que o bom planejamento acontece ao conseguir fazê-lo com integralidade. É quando as ideias e os planos são conectados em nossa vida como um todo, pessoal e profissional, gerando um equilíbrio e organização integral.

Uma mente desorganizada é uma mente inquieta, que sente os efeitos até na qualidade do sono.

O planejamento é tão parte de mim que costumo falar que a vida planejada e organizada me traz paz de espírito, inclusive ajudando a dormir melhor. E é um fato!

Quando eu vou deitar sabendo que minhas ações do dia seguinte estão mapeadas, a minha mente descansa em paz. E, mesmo quando acordo com a cabeça borbulhando de ideias no meio da noite, encontro uma forma de anotar e despejar todos os pensamentos no bloco de notas.

Continua após a publicidade

+Casarão dos Trovadores Urbanos, em Perdizes, vira a Casa do Afeto

Essa ação aparentemente tão simples permite que eu volte a dormir tranquilamente sabendo que tudo estará ali, anotadinho, quando eu acordar — e não vou precisar me atormentar tentando lembrar de alguma memória noturna.

E sabe o que acho genial nesse processo? Não desperdiço nada do que minha mente trouxe! Tudo o que foi pensado são ideias legítimas e criativas, conectadas com meus projetos e desejos atuais, que vieram à tona quando eu estava relaxada e que serão transformadas em ações, desde estratégias de negócios a planos de viagem no fim de semana ou sonhos de vida ainda maiores.

E vou além. Planejar e organizar é mais do que fazer plano de negócio ou estratégia. Planejar nos ajuda a tomar decisões mais assertivas e coerentes; a estabelecer a visão de um futuro possível; a cuidar da saúde física e mental; a ter quantidade e qualidade de tempo com a família.

Continua após a publicidade

O ato de planejar libera a mente para viver a sua melhor frequência e potência.

+Vai passar: Becky Korich reflete sobre a dor, o tempo e a vida

Quem não se sente feliz com a realização de um grande objetivo? Não almeja conquistar um grande sonho? Não deseja viver de acordo com os seus critérios? Não se sente expandida de amor ao receber um sorriso do filho no meio da tarde?

Conseguimos viver nessas condições desejadas simplesmente quando entendemos que o planejamento pode ser um grande aliado ao ser o direcionador das ações em nossas vidas.

Continua após a publicidade

Quer uma viagem internacional? Morar em uma casa no campo? Trabalhar com mais flexibilidade? Desfrutar de mais tempo com a família e amigos? Experimentar uma vida mais animada, com passeios e viagens curtas? Conhecer novos lugares? Ter uma vida mais saudável com uma rotina de exames periódicos? Mais especializações e cursos no seu currículo? Equilíbrio financeiro na vida e nos negócios?

A resposta para todas essas perguntas é uma só: planeje!

Posso dizer que o planejamento me leva ao caminho da felicidade e da realização, e me torna uma pessoa e profissional melhor a cada dia!

+Buscando respostas do universo: como ouvir um oráculo

Continua após a publicidade

Porque felicidade é ter a mente tranquila, é conquistar o que quero, é ter quantidade de tempo com meus filhos, é trabalhar com aquilo que eu gosto, é conseguir ajudar as pessoas, é receber uma mensagem tão esperada, é tomar um café com uma vista maravilhosa, é relembrar experiências divertidas da vida, é ser minha melhor versão e ter boas história para contar.

E, para todos os itens dessa lista, eu posso considerar o planejamento me ajudando nessa jornada.

Afinal, entre ser a pessoa que espera a felicidade ou a sorte bater na porta, eu prefiro ser aquela que não se conforma com o mediano e vai em busca de um caminho diferente para encontrar a felicidade genuína. Por isso: sonhe, deseje, queira mais, espere mais, planeje, se organize e seja feliz!

Mãe do Pedro e Davi, Nadia Nobre (@nadianobre) é uma paulista-baiana, sonhadora intensa, buscadora e planejadora obstinada. Economista de formação, trabalhou doze anos em grandes instituições financeiras e sentiu na própria pele a dor e dificuldade de ser mulher em um setor majoritariamente masculino. Hoje, faz mentoria de planejamento de negócios para mulheres e tem como missão tirar a desvantagem da mulher no mercado.
Mãe do Pedro e Davi, Nadia Nobre (@nadianobre) é uma paulista-baiana, sonhadora intensa, buscadora e planejadora obstinada. Economista de formação, trabalhou doze anos em grandes instituições financeiras e sentiu na própria pele a dor e dificuldade de ser mulher em um setor majoritariamente masculino. Hoje, faz mentoria de planejamento de negócios para mulheres e tem como missão tirar a desvantagem da mulher no mercado. (Divulgação/Divulgação)

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicado em VEJA São Paulo de 16 de novembro de 2022, edição nº 2815

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.