Imagem Blog

A Tal Felicidade

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

Felicidade: causa e efeito

Flavio Passos, fundador da Puravida e sócio do AYA Group, acredita que o cultivo dos melhores hábitos nos aproxima do caminho de construção da felicidade

Por Flavio Passos, em depoimento a Helena Galante
9 dez 2022, 06h00

A vida de hoje é o resultado das nossas escolhas de ontem. conscientemente ou não, fazemos escolhas a cada instante — desde quando abrimos os olhos até o momento do repouso noturno inconsciente.

+ Ser feliz é uma decisão!

Escolhemos nossos alimentos, nossos pensamentos, o que fazemos com nosso tempo livre… Mas, principalmente, como reagimos a cada pequena situação que a vida nos apresenta.

Cada escolha que realizamos traz uma consequência — que pode ser construtiva e benéfica, no sentido de nos aproximar da felicidade, da prosperidade e da saúde, ou pode ser destrutiva, no sentido de nos deixar mais distante da meta que nos permite desfrutar o melhor da vida.

Continua após a publicidade

Viver é desenhar sem borracha, e com todos os erros e acertos possíveis, a vida é sobre fazer escolhas. Aprendemos a acertar por meio dos nossos próprios erros, e, quando os enxergamos assim, eles perdem o peso da culpa e se transformam em degraus para a própria evolução.

Comprometer-se em ser hoje um pouquinho melhor do que ontem é sinal de inteligência. Não importa onde você esteja agora — se no fundo do poço, ou no topo do sucesso —, sempre há espaço para a evolução, para lapidar as próprias virtudes — por você e por quem está ao seu redor, toda a rede que se beneficia de toda a riqueza interna e externa, as quais surgem como saborosos frutos do esforço de fazer as melhores escolhas possíveis em cada circunstância.

Felizes somos os que aprendemos a usar a nossa inteligência com o propósito de evoluir — não só aprendendo com os próprios tropeços, aproveitando para corrigir os próprios defeitos, mas também evoluindo a partir da experiência conquistada por outros: nossos professores, amigos, influenciadores que nos inspiram, figuras que despertam nossa admiração e nosso desejo de crescer para chegar mais perto de onde elas alcançaram.

Continua após a publicidade

A vida sempre tem o que ensinar, é verdade, mas alguns indivíduos trazem consigo o dom de comunicar seu aprendizado e experiência de forma eloquente e aspiracional. É imenso o valor de um bom professor, pois através dele é muito mais fácil crescer e melhorar.

+ Febre eletrônica: festas itinerantes se multiplicam na cidade

Bons professores nos mostram o caminho testado e nos poupam o tempo de errar e aprender por nós mesmos. Faz sentido estar sempre aberto para aprender e testar as próprias certezas, em todo o tempo e em qualquer idade. Quem acredita que já sabe tudo para de crescer.

Continua após a publicidade

Uma vida plena inclui muitas dimensões possíveis de realização. A liberdade financeira, a realização de uma carreira com propósito, a construção de um corpo forte, saudável e maleável, a lapidação das faculdades da mente, o equilíbrio emocional… Para cada uma dessas o sucesso requer uma série de aprendizados específicos.

As coisas mais preciosas da vida não podem ser compradas; elas precisam ser construídas. conquistadas. Merecidas. O conhecimento é o mapa do tesouro, mas você precisa sair do sofá e trilhar a aventura de se comprometer em praticar o que aprender. É aí que o conhecimento se transforma em benefícios.

Uma grande transformação é feita de pequenas mudanças diárias e constantes. A vida no amanhã e nas próximas décadas será o resultado das nossas escolhas de hoje. Busque o conhecimento de fontes coerentes com os resultados que você procura. comprometa-se com a própria evolução.

Continua após a publicidade

Torne-se melhor através de escolhas mais conscientes, construtivas e inteligentes. Ouse se transformar… Um passo de cada vez.

Imagem mostra homem sorrindo de braços cruzados
Flavio Passos é fundador da Puravida e sócio do AYA Group. Pesquisador de saúde, nutrição e gastronomia, acredita que o cultivo dos melhores hábitos nos aproxima do caminho de construção da felicidade. (Divulgação/Divulgação)

A curadoria dos autores convidados para esta seção é feita por Helena Galante. Para sugerir um tema ou autor, escreva para hgalante@abril.com.br.

Publicado em VEJA São Paulo de 14 de dezembro de 2022, edição nº 2819

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.