Imagem Blog

Carta ao leitor

Alice Granato é redatora-chefe da Veja São Paulo. Jornalista e escritora, formada pela Puc-SP, trabalhou em algumas das principais redações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde nas áreas de cidades, cultura e modo de vida; na Revista Veja com comportamento; na revista Serafina da Folha de S. Paulo fazendo perfis e entrevistas de grandes personalidades da cultura; editou a revista Bestuji com os mais importantes fotógrafos brasileiros; foi correspondente da revista Gula de gastronomia por mais de uma década; entre muitas outras publicações como a Elle, com reportagens de arte, life-style e viagens. É autora do livro “Sabor do Brasil” da editora Sextante Artes, do “Fabricando Chocolate”, da mesma editora e da coletânea para crianças “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo. Alice também dirige o Acervo Ivald Granato, cuidando da memória e da obra do seu pai, o artista plástico fluminense, Ivald Granato.
Continua após publicidade

Carta ao Leitor: O seu olhar

Redatora-chefe Alice Granato fala sobre o guia de festas juninas, a entrevista com o novo diretor do Museu Afro Brasil, e outros destaques da edição

Por Alice Granato
7 jun 2024, 06h30

Uma edição para destacar os olhares. Em meio a tantas reportagens bacanas, com pluralidade de temas, o olhar apurado não falta. A começar pela entrevista exclusiva nas Amarelinhas com o novo diretor do Museu Afro Brasil, Hélio Menezes, que completa 100 dias de sua gestão, nesta sexta (7), mirando em uma série de ações de máxima importância, a partir do legado deixado pelo fundador, o artista plástico Emanoel Araújo. Ele revela seus planos na conversa com o repórter Mattheus Goto.

helio-menezes-museu-afro-brasil
Hélio Menezes, diretor do Museu Afro Brasil (Agliberto Lima/Veja SP)

Trazemos a trajetória da empresária paulistana Heloisa Guarita, à frente do Prêmio da Música Brasileira (PMB), criado e comandado por Zé Maurício Machline desde 1987. A paixão e o empreendedorismo de Heloisa, em parceria com a história construída por Machline, trouxeram de volta o prêmio, no ano passado, depois de quatro anos sem acontecer. Na quarta (12), o PMB promete ser em grande estilo, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, homenageando ninguém menos que Tim Maia. A matéria de Tomás Novaes conta os detalhes.

heloisa-guarita-pmb
A empresária Heloisa Guarita em seu escritório no bairro do Itaim em São Paulo (Roberto Setton/Veja SP)

Com um olhar extraordinário sobre a natureza brasileira, Araquém Alcântara comemora 54 anos de carreira com uma primeira retrospectiva, em Santos, em matéria de Laura Pereira Lima. Contemporâneo de Araquém no fotojornalismo, e também com mais de cinco décadas de estrada, Agliberto Lima revela seu talento ao fotografar as festas juninas de São Paulo, em reportagem feita por Saulo Yassuda e equipe.

araquem-alcantara-fotos
Vista do Pico da Neblina, fotografia de Araquém Alcântara que está em sua primeira retrospectiva, em Santos (Araquém Alcântara/Divulgação)

Sempre em busca de melhor imagem, ângulo, luz, ele voltou ao CTN duas vezes, incansável, para trazer a imagem multicolorida que estampa a capa. Boa leitura e bons olhares.

Publicado em VEJA São Paulo de 7 de junho de 2024, edição nº 2896

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.