Masp abre três exposições de artistas indígenas nacionais e estrangeiros
'Histórias indígenas', 'Melissa Cody: Céus Tramados' e 'Sala de Vídeo: Glicéria Tupinambá e Alexandre Mortagua' abrem nesta sexta-feira (20)
Três mostras que retratam a arte de povos originários são inauguradas nesta sexta (20) no Masp.
Histórias Indígenas, que leva o mesmo nome de toda a série de exposições que o museu lançou em 2023, é a principal do ano. Cerca de 285 obras de 170 artistas indígenas ou de ascendência indígena estão expostas no 1º andar e 2º subsolo da instituição, apresentando culturas originárias de, além do Brasil, países das Américas, Oceania e Escandinávia.
O acervo reúne peças em diferentes suportes e épocas — desde antes da colonização europeia até o presente —, incluindo a tela Nepu Arquepu (2019), de Duhigó.
A curadoria internacional é de Abraham Cruzvillegas (México), Alexandra Kahsenni:io Nahwegahbow, Jocelyn Piirainen, Michelle LaVallee e Wahsontiio Cross (Canadá), Bruce Johnson-McLean (Austrália), Irene Snarby (Noruega), Nigel Borell (Nova Zelândia) e Sandra Gamarra (Peru), mais curadoria adjunta de Edson Kayapó, Kássia Borges Karajá e Renata Tupinambá.
No 1º subsolo, está em cartaz Melissa Cody: Céus Tramados, com 26 obras têxteis da artista do povo indígena norte-americano diné/navajo. Cada tapeçaria, como Into the Depths, She Rappel (2023), é concebida diretamente no tear, sem nenhum desenho prévio.
A curadoria é de isabella Rjeille e Ruba Katrib, diretora do centro de arte contemporânea MoMA PS1, em Nova York, onde a mostra será exibida em 2024.
A última estreia é Sala de Vídeo: Glicéria Tupinambá e Alexandre Mortagua, com o longa-metragem Quando o Manto Fala e o que o Manto diz (2023), em cartaz até 3 de dezembro.
Masp — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Avenida Paulista, 1578, ☎ 3149-5959. ♿ Ter., 10h/20h. Qua. a dom., 10h/18h. R$ 60,00 (grátis às terças). Até 25/2/2024 (Histórias Indígenas) e 21/1/2024 (Melissa Cody: Céus tramados). masp.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 20 de outubro de 2023, edição nº 2864
Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’
Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo
Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda
Casa Allamanda, mix de bistrô e padaria, é um achado no Alto de Pinheiros
Quem é Sandra Regina Ruiz Gomes, a namorada de Suzane Richthofen na cadeia





