Troca de comando na cozinha do contemporâneo Éclat
Entre as estreias de restaurantes no ano passado, o Éclat não ficou na minha lista dos 10 melhores, mas mereceu menção honrosa pela qualidade do trabalho da estreante Mariana Gilbertoni. A chef não responde mais pelos fogões. Embora tenha ingressado na casa em janeiro do ano passado, antes mesmo da inauguração que ocorreu só em outubro, […]
Entre as estreias de restaurantes no ano passado, o Éclat não ficou na minha lista dos 10 melhores, mas mereceu menção honrosa pela qualidade do trabalho da estreante Mariana Gilbertoni. A chef não responde mais pelos fogões. Embora tenha ingressado na casa em janeiro do ano passado, antes mesmo da inauguração que ocorreu só em outubro, cozinheira teve uma passagem meteórica.
O Éclat, localizado na Vila Nova Conceição, é um projeto do casal Joyce (publicitária) e Alexei Vivan (advogado). Como eram marinheiros de primeira viagem, encomendaram a montagem à Oficina 3, de Heloisa Mader. Para pilotar o fogão, foi convidada Mariana, que estudou no Instituto Paul Bocuse, fez um rápido estágio no premiado restaurante espanhol El Celler de Can Roca e trabalhou com Alex Atala no D.O.M. “Gostei da proposta, que inicialmente era para ser apenas uma consultoria. Vou atrás de outras oportunidades. Talvez volte para a Espanha”, diz.
+ Restaurantes: as 10 melhores estreias de 2012
O lugar vago foi ocupado por Diego Arteiro, que, em São Paulo, teve uma estada expressa no Nou e permaneceu durante um ano no Vila das Meninas. Também ficou quatro anos em Barcelona, onde trabalhou em um restaurante e um hotel. “Foi na Espanha que encontrei a Joyce [Vivan] e fiquei amigo dela. Como ela gostou do meu trabalho, me convidou assumir o Éclat”, conta o chef que voltou à cidade três meses atrás. O novo titular acredita que o cardápio anterior era “extremamente francês” e já está promovendo algumas mudanças. “Conheço bem os paulistanos e estou fazendo algo mais comercial para agradar”, adianta. “Coloquei três aperitivos, uma massa, um risoto e três pratos de carne.”
São novidades o ceviche de robalo com tartare de manga, o fusilli com tomate picado e azeitona chilena na manteiga de ervas, o salmão acompanhado de risoto de grãos com mexilhões salteados, o escalope de filé-mignon guarnecido de batata rústica ao alecrim que pode vir com molho de mostarda ou de pimenta, o filé-mignon ao molho de gorgonzola com polenta e salada de agrião e, de sobremesa, a panqueca de doce de leite ou banana. O cardápio com as modificações você pode consultar abaixo.
A conferir.
O menu do Éclat: