Trattoria Fasano participa da Semana da Cozinha Regional Italiana
Em sua quinta edição, a Semana da Cozinha Regional Italiana, conhecida também pelo nome na original, Settimana della Cucina Regionale Italiana, promete ser ainda mais quente neste ano. Pela primeira vez, uma casa da grife Fasano, o mais importante nome da gastronomia da Itália no Brasil, ingressa no elenco de restaurantes, sempre com 20 endereços. […]
Em sua quinta edição, a Semana da Cozinha Regional Italiana, conhecida também pelo nome na original, Settimana della Cucina Regionale Italiana, promete ser ainda mais quente neste ano. Pela primeira vez, uma casa da grife Fasano, o mais importante nome da gastronomia da Itália no Brasil, ingressa no elenco de restaurantes, sempre com 20 endereços. A Trattoria, especializada em cozinha meridional e do sul, é uma das mais novas participantes.
+ Em vídeo: as delícias portuguesas da Padaria da Esquina
Além da Trattoria, também são novidades o Attimo, do empresário Marcelo Fernandes, e o Ristorantino, do restaurateur Ricardo Trevisani. Os neointegrantes entram no lugar deixado pelo trio La Madonnina Ravioli, Pomodori e Zena Caffè.
Responsável pelos endereços com o sobrenome de sua família, Rogério Fasano conta que que acha importante essa troca com chefs italianos. “Estou muito curioso. É uma proposta legal. Pode ser que ao final o evento, o chef deixe dois pratos bárbaros para a gente. Além disso, o Zé Branco, que toma conta da cozinha, está muito empolgado”, diz o restaurateur.
Quem estará no Trattoria enquanto o festival estiver em cartaz é Samuele Bovini, de 36 anos. Depois trabalhar por uma década em vários restaurantes, Bovini integra há quatro anos o corpo de docentes da Università dei Sapori, sediada na cidade de Montebello, próxima à Perugia. O chef também desenvolve sua faceta de escritor — é formado em Ciências da Comunicação — e escreveu dois fascículos para a coleção La Cucina Regionale Italiana, publicada pelo jornal La Repubblica. Bovini fará receitas típicas da Úmbria.
Promovido pelo consórcio formado por Italia Trade Agency (ITA), Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), Instituto Italiano di Cultura (ICC), Accademia Italiana della Cucina, Agenzia Nazionale del Turismo (Enit) e Câmara de Comércio Italo-Brasileira (Italcam), com apoio da Embaixada da Itália e do Consulado Geral Italiano de São Paulo, o evento gastronômico está programado entre 17 a 23 de outubro.
Como sempre acontece, cada casa recebe um representante de uma região italiana que prepara de pratos especiais nesse período. Confira os restaurantes participantes e as regiões representadas.
Aguzzo -> Molise
Attimo -> Trentino-Alto Adige
Buttina -> Lazio
Casa Santo Antônio -> Calábria
Friccò -> Valle d’Aosta
Maremonti -> Lombardia
Osteria del Pettirosso -> Basilicata
Pasquale -> Veneto
Picchi -> Marche
Piselli -> Piemonte
Ristorantino -> Abruzzo
Santo Colomba -> Ligúria
Sensi -> Friuli-Venezia Giulia
Spadaccino -> Emilia-Romagna
Supra -> Puglia
Terraço Itália -> Toscana
Trattoria -> Úmbria
Tre Bicchieri -> Sicília
Vinarium ->Campânia
Vinheria Percussi -> Sardenha
Caderno de receitas:
+ Espaguete com queijo grana padano, do Nico Pasta & Basta
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É bico!
+ Cheesecake de Nutella, do Gardênia
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.