Receita: bolo de frutas
Convidado do programa Bons de Garfo, de TVeja, apresentado por mim e por Helena Galante, o chef Carlos Siffert sugere esse bolo de frutas secas para as festas de fim de ano. Uma receita de jeitão europeu, pode ser saboreada em qualquer época do ano, em especial durante o inverno. Confira é uma delícia. Para […]
Convidado do programa Bons de Garfo, de TVeja, apresentado por mim e por Helena Galante, o chef Carlos Siffert sugere esse bolo de frutas secas para as festas de fim de ano. Uma receita de jeitão europeu, pode ser saboreada em qualquer época do ano, em especial durante o inverno. Confira é uma delícia. Para assistir a entrevista, clique aqui.
Receita do chef Carlos Siffert, consultor da Casa Santa Luzia
+ Café Mocotó já está funcionando
Rende 20 porções
Ingredientes
Papel manteiga
1 xícara de damascos secos picados em cubos
1 xícara de tâmaras picadas
2 colheres (sopa) de rum escuro
¾ xícara de açúcar mascavo
100 gramas de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos
1 colher (chá) de raspas da casca de laranja (somente a parte laranja, cuidado pois a parte branca é amarga)
1 xícara de farinha
1 pitada de sal
½ xícara de cerejas glaceadas cortadas em 4
1 xícara de amêndoas levemente tostadas
½ xícara de nozes
Açúcar impalpável para finalizar
Modo de preparar
Unte uma forma retangular de 24×10 cm com manteiga, forre com papel manteiga, unte novamente e polvilhe com farinha. Regue os damascos e as tâmaras com o rum e reserve. Aqueça o forno em temperatura 170º C (média). Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga até obter um creme homogêneo. Junte os ovos, 1 a 1, sempre batendo e as raspas de laranja. Esta mistura pode parecer talhada, é normal. Pare de bater e misture com uma espátula a farinha e o sal. Junte as frutas, nozes e amêndoas. Espalhe a massa na forma e passe uma espátula na superfície para deixá-la mais lisa. Leve a assar por 45 minutos, ou até que um palito enfiado no bolo saia limpo. Retire do forno e deixe amornar, desenforme e coloque sobre uma grade para esfriar. Polvilhe com açúcar impalpável e disponha em prato de servir. Se desejar corte em quadrados, mas deixe para polvilhar o açúcar uma vez cortado.
Dica do chef: para que esse bolo fique mais saboroso e mais macio, o chef sugere que se faça com uma semana de antecedência de quando será servido. Nesse período, regar diariamente com rum. E faz uma lembrança: essa não é uma sobremesa para crianças.
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.