Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Chef Felipe Bronze inaugura o Pipo em São Paulo

Saiba onde vai ficar e quando vai ser aberto o restaurante do chef carioca, também famoso pelas aparições na TV

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h13 - Publicado em 14 dez 2018, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Só quem foi ao Rio de Janeiro teve a chance de provar as criações de Felipe Bronze. Na capital fluminense, o chef carioca mantém o premiado Oro, de cozinha autoral moderna, e teve o extinto Pipo, no qual fazia receitas mais simples, em ambiente informal, dentro de um shopping.

    Publicidade

    O cozinheiro — um rosto conhecido nacionalmente por participações na TV, entre elas um extinto quadro no Fantástico, da Rede Globo, e os programas Que Seja Doce!, The Taste Brasil e Perto do Fogo, todos exibidos no canal pago GNT — acaba de montar a versão paulistana do Pipo.

    Publicidade
    Felipe Bronze: proprietário do Oro, no Rio, e do Pipo, agora em São Paulo (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

    A abertura para convidados está prevista para a terça (18), e a estreia oficial, para a sexta (21). “Cogitei abrir uma filial do Oro, mas desisti”, revela. Apesar do nome, o restaurante, instalado no mesmo ponto onde ficava o Chez MIS, pouco terá a ver com o antecessor carioca.

    “Fechei o Pipo Rio no dia 8 de dezembro”, conta Bronze, que tem como sócio o Alife Group, controlador de bares paulistanos como o Tatu Bola e o Eu, Tu, Eles. “Temos um braseiro no centro do salão usado para fazer grelhados com ervas, além de um forno a carvão Josper”, revela ele, que está na terceira revisão do cardápio.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A montagem da casa, cercada por árvores e um belo jardim atrás do Museu da Imagem e do Som, consumiu 1 milhão de reais, nos cálculos do cozinheiro-­empresário, e tem visual diferente daquele do Chez MIS.

    Além da fachada de vidro e madeira que se abre totalmente, ganhou um agradável deque com 32 lugares, que funciona como uma extensão do salão.

    Publicidade
    Projeto: no Museu da Imagem e do Som, com fachada de vidro e madeira (RCB Arquitetura/Divulgação)

    Como o próprio chef admite que faz jornada dupla entre os restaurantes e os realities de TV — ele prepara-se para gravar ainda Top Chef, com estreia prometida para 2019, na Record —, quem vai se encarregar das sugestões é a dupla Henrique Ide e Ra­fae­la Fávaro.

    Continua após a publicidade

    Um dos três pratos remanescentes do antigo Pipo é a ostra fresca com sorbet de caju e cachaça na companhia da fruta na brasa. Entre as novidades está o cordeiro na chama de canela com grão-de-bico tostado. “Tenho desejo de fazer um brunch aos domingos”, adianta Bronze.

    Publicidade

    Ele conta que chegou ao ponto privilegiado para se instalar na capital paulista depois de uma conversa com o ator João Vicente de Castro, um dos sócios do Grupo Chez. “Eles optaram por fechar o restaurante no museu e focar o Chez Oscar”, diz. A conferir.

    Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.