Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Para não dizer que não falei de pizza…

… aqui no blog, comentarei uma interessante apuração que não entrou na matéria “O Índice Margherita”, assinada por mim, Helena Galante e Nathalia Zaccaro. + Roteiro com 57 endereços para sua noite acabar em boa pizza A reportagem de capa tem como base um índice inédito, criado a partir do levantamento de preços da pizza […]

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Atualizado em 27 fev 2017, 11h05 - Publicado em 13 abr 2013, 01h22
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  • Margherita da Maremonti (Foto: Tadeu Brunelli)

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    … aqui no blog, comentarei uma interessante apuração que não entrou na matéria “O Índice Margherita”, assinada por mim, Helena Galante e Nathalia Zaccaro.

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    + Roteiro com 57 endereços para sua noite acabar em boa pizza

    A reportagem de capa tem como base um índice inédito, criado a partir do levantamento de preços da pizza margherita em 100 pizzarias brasileiras distribuídas por dez capitais e outras 132 no exterior, espalhadas por quinze metrópoles. A pesquisa foi realizada com exclusividade para VEJA SÃO PAULO pela consultoria Ernst & Young Terco (texto integral você lê ao clicar aqui) e chegou-se à conclusão estampada na capa da revista: “Duro de engolir: temos a pizza mais cara do mundo”. Na média, a margherita feita aqui na capital custa 52 reais.

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    Para entrar em contato com pizzarias no exterior, a equipe comandada por Antonio Uras, responsável pelo projeto e sócio da Ernst & Young Terco, precisou usar idiomas tão diferentes quanto mandarim, russo, francês, japonês e italiano, como pode ser conferido neste vídeo. No processo, os profissionais levantaram algumas curiosidades sobre a margherita em metrópoles estrangeiras.

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    Vamos a elas:

    Miami e Nova York

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    Os americanos foram pouco receptivos: não queriam dar as informações e desligavam o telefone. Foi necessário ligar várias vezes e consultar o website.

    Cidade do Cabo

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    Estão no time dos impacientes e pouco receptivos.

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    Cidade de México

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    Não queriam informar os preços. Só fizeram isso depois que souberam que era para uma pesquisa da revista VEJA SÃO PAULO do Brasil.

    Em um dos restaurantes consultados, a margherita leva ainda orégano e azeitona.

    Buenos Aires

    Em dois restaurantes, a composição da cobertura da margherita – mussarela, tomate e manjericão — é chamada de mussarela caprese.

    Barcelona

    Em vários restaurantes, os atendentes eram italianos e para  todos eles a pizza italiana só tem um tamanho: individual.

    Em um dos estabelecimentos, foi informado que um dos ingredientes da pizza era o amor, porque a pizza é feita com amor. E não hesitou em paquerar a consultora encarregada de fazer o levantamento.

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    Em dois lugares, a pizza margherita leva ainda orégano

    Sydney

    Foram superreceptivos e deram informações sem receio.

    Há atendentes de várias nacionalidades, entre eles um brasileiro que demonstrou grande prazer em falar com alguém de seu país e contribuir para uma matéria de VEJA SÃO PAULO.

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    Nápoles

    Ao serem perguntados sobre o tamanho dos discos, os atendentes se surpreenderam porque na Itália só existe um tamanho: o individual.

    Moscou

    Foram pouco receptivos e não queriam informar ou se identificar, mas não houve questionamentos sobre a pesquisa.

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    Além de pizza, dois restaurantes vendem sushi. Em uma das pizzarias, há uma  margherita com pepino e outra temperada com pimenta e orégano.

    Tóquio

    Muito receptivos, queriam saber mais sobre a pesquisa. Tinham interesse em conhecer o significado da palavra Veja, se a revista é vendida no Japão e manisfestaram interesse em receber um exemplar, mesmo em português.

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