Memória: Helena Manosso (1970-2021), vice-campeã do MasterChef Brasil
Paola Carosella, Ana Paula Padrão, Erick Jacquin, Elisa Fernandes e Mohamad Hindi lamentam a morte precoce da cozinheira
Uma das personagens mais luminosas e cativantes que passaram pelo MasterChef Brasil, a engenheira química Helena Manosso morreu na madrugada desta terça (8) aos 51 anos depois de sofrer uma infecção generalizada a partir do aparelho digestivo. Os problemas de saúde começaram a se manifestar desde o fim do ano passado, quando ela teve uma pancreatite.
Muito abalado, o ex-marido de Helena, Lucio Manosso conta que a saúde dela se deteriorou bastante depois de uma parada do fígado e dos rins. “Estava juntado muito líquido no abdômen”, contou entre lágrimas. A segunda colocada na primeira e já histórica edição do MasterChef Brasil estava internada no Hospital São Camilo. Seu corpo foi velado no Santuário Salette, também em Santana. De lá, seguiu para o Crematório da Vila Alpina.
“Havíamos combinado que o primeiro que morresse levaria as cinzas para o mar”, revela Lucio, que continuava eterno amigo da ex-esposa, nascida em 18 de fevereiro de 1970. A promessa deve ser cumprida em Ubatuba, no Litoral Norte.
Nos últimos dois anos, a cozinheira, que fazia jantares com sua empresa Salt & Pepper, morava sozinha com dois gatos em Santana, bairro que tanto amava. Conheci Helena quando a convidei para participar da festa de premiação do Comer & Beber em 2014. Como esbanjava simpatia. Cheguei a fazer uma entrevista ela que você pode ler clicando aqui ou no fim desse texto. Enviávamos mensagem com alguma frequência. A última delas foi no fim de 2020, quando trocamos cartões de Ano-Novo. Reservada, ela nada comentou sobre a doença. Só desejou “Respira fundo, prepara o coração. Vem aí 365 novas oportunidades”.
Helena Manosso era uma mulher alegre, vibrante, impossível esquecê-la, é uma parte importante da história do MasterChef
Ana Paula Padrão
Conversei com ex-jurada MasterChef Paola Carosella, que ainda não sabia da morte de Helena. “Que tristeza. Eu sinto profundamente e lamento pela família e amigos. Que ano! Quantas perdas…”, lamentou. Quem também deixou uma mensagem é jornalista e apresentadora do reality Ana Paula Padrão. “Helena era uma mulher alegre, vibrante, impossível esquecê-la, é uma parte importante da história do MasterChef.“, afirmou. O chef e jurado Erick Jacquin afirma que sentirá saudades. “É sempre triste ver uma pessoa tão jovem ir embora. A Helena foi uma participante muito especial, que chegou lá junto com o (então) marido, o Lucio. Ela é uma participante que a gente nunca vai esquecer. A passagem dela marcou o MasterChef. Ela se achou dentro do mundo da gastronomia. Pode ser que ela vá virar uma cozinheira no céu”, disse consternado.
Elisa Fernandes, ganhadora da primeira temporada, sofreu um baque. “Tô arrasada. A gente estava afastada, na verdade. Perdemos o contato com o passar dos anos, mas sempre nos lembrávamos do afeto nas datas importantes. É uma pessoa pela qual guardo um carinho enorme. O último contato que tive foi quando participei, em novembro, do reality Bar Aberto, da Band. Ela tinha só 51 anos, Arnaldo. Nossa que dor…”
Quem ainda comentou comigo a partida da companheira de reality foi o youtuber Mohamad Hindi Neto. “Embora não nos falássemos há muito tempo, tínhamos uma relação muito boa. Tinha um carinho muito grande por ela”, disse o ex-colega de estúdio MasterChef.
+ MasterChef Helena revela bastidores do reality da Band
+ Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma