Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Memória: Giovanni Paolo Momo (1939-2022), o criador da pizzaria 1900

Ex-violista da Sinfônica Municipal e maestro passou a reproduzir as próprias receitas no restaurante criado em 1983, na Vila Mariana

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 ago 2022, 16h20 - Publicado em 4 ago 2022, 14h06

Fundador da pizzaria 1900 com a esposa Katia, o ex-violista da Orquestra Sinfônica Municipal e maestro italiano Giovanni Paolo Momo morreu nesta quarta (3) aos 83 anos de causas naturais. Como uma legião de empreendedores da gastronomia, o também pizzaiolo, nascido em Turim, começou a fazer pizzas para os amigos em casa e, incentivados por eles, montou o restaurante.

Quando começou na profissão ainda meio amador, descobriu na noite da inauguração que não havia blocos para anotar os pedidos. São muitos os causos dessa época. Mas desde o início, tinha o essencial: pizzas de qualidade.

Com nome inspirado no filme italiano 1900 bem como o fato de ocupar um imóvel do início do século XX, a primeira unidade foi instalada no espaço de uma antiga fábrica de vidros, que havia sido adquirido para ser um ateliê musical, e lá permanece até hoje.

Momo, auxiliado pelos filhos Erik e Edrey, ampliou o negócio que se tornou uma rede com dez unidades na capital (duas dedicadas apenas ao delivery), todas elas passando neste momento por uma reprogramação visual e revisão de cardápio neste momento. Há dez anos, o músico-empresário entregou a Erik o comando do grupo, que acumula 39 anos de história.

Giovanni Paolo Momo, um apaixonado por música e gastronomia, deixa a esposa Katia, os filhos Erik e Edrey, cinco netos e uma bisneta. O sepultamento será na tarde desta quinta (4), às 16h, no Cemitério do Araçá.

Continua após a publicidade

Assine a Vejinha a partir de 9,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato

Continua após a publicidade

Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.