Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Holy Burger ganha uma unidade em Portugal

A hamburgueria da Vila Buarque cruza o Atlântico e abre a primeira filial no Porto

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h07 - Publicado em 14 dez 2020, 14h17

O Holy Burger acaba, literalmente, de cruzar o Atlântico. A hamburgueria fundada pelo empresario Gabriel Prieto com outros sócios ganha a primeira filial, que nasce além das fronteiras do Brasil. Para a nova sede, escolheu-se a cidade do Porto, em Portugal.

“Há dois anos, nosso sócio aqui no Porto, o Thiago Tavares, o Pulga, decidiu que viria morar em Portugal”, conta Prieto. Antes de se transferir para a segunda maior cidade da terrinha, Tavares, cujo pai nasceu em Espinho, na região de Aveiro, foi sócio do restaurante português Dona Florinda, no bairro paulistano de Santana.

Holy Burger Porto - equipe ambiente
O salão que replica a matriz paulistana: no comando do cozinheiro de Filipe Fernandes e dos sócios Thyago Lemos, Gabriel Prieto e Thiago Tavares (Divulgação/Divulgação)

Prieto lembra que a pandemia atrasou a abertura para o público, que está rolando a partir hoje, segunda (14).  No ponto escolhido, localizado na turística região da Ribeira, funcionou uma lanchonete. “Pusemos tudo abaixo para montar o Holy Burger como em São Paulo”, diz Prieto sob o interior do prédio, datado de 1832. Para erguer a hamburgueria com 35 lugares, Prieto calcula terem sido investidos 300.000 euros. Foram reproduzidos na versão lusa o balcão do bar com bancos de couro, a cozinha aberta e o piso com pastilhas com a letra agá. Um detalhe: o nome está um pouco diferente: Holy Sandwich Shop.

Holy Burger Porto - bar e limonada
Bruno Doro: responsável pela execução dos drinques e bebidas sem álcool como a pink lemonade (Divulgação/Divulgação)

O cardápio leva a assinatura de Filipe Fernandes, responsável também pela versão paulistana. Nesse primeiro momento, como há muitas restrições quanto à circulação de pessoas por causa da pandemia, a oferta está reduzida três hambúrgueres, um sanduíche, quatro entradas e uma sobremesa.

Quem pintar por lá, encontra um hambúrguer exclusivo. É o cheeseburguer com queijo da Serra da Estrela, que deve se tornar a atração do menu. Também pode pedir uma coxinha de frango com gorgonzola doce e a clássica cheesecake com calda de frutas – o pudim na latinha ainda não é preparado. Também há uma atraente carta de drinques

Holy Burger Porto - sanduíche e cheesecake
Fernandes: sanduiche de salmão com presunto ibérico mais cheesecake com calda de frutas vermelhas (Divulgação/Divulgação)

“Manteremos assim até o fim de dezembro”, avisa Fernandes. “Aqui as pessoas respeitam o lockdown. Como tenho autorização de trabalho, posso sair às ruas, que permanecem lotadas até às 13h. Depois desse horário, viram um deserto.” Ele lembra também que existe polícia nas fronteiras de uma cidade para outra, o que impede a circulação de pessoas. “Ficamos felizes que estejam respeitando o isolamento”, diz.

Continua após a publicidade

A conferir (no pós-vacina do coronavírus e numa oportunidade de voltar a Portugal).

Holy Sandwich Shop. Rua do Comércio, 128, Ribeira, Porto, Portugal. 12h/15h e 19h/23h30 (fecha sáb. e dom.).

Confira o cardápio:

Holy Burger Porto - Cardápio
(Divulgação/Divulgação)

 

 

 

 

 

 

Assine a Vejinha a partir de 5,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Continua após a publicidade

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.