Estrogonofe cancelado
Chef Janaína Rueda bane a receita russa do cardápio do Bar da Dona Onça
Até um dos pratos mais amados pelos brasileiros foi cancelado. Ao menos no Bar da Dona Onça. Por conta da invasão da Rússia à Ucrânia, país no qual se assiste nos últimos treze dias um triste rastro de destruição, a chef Janaína Rueda resolveu tirar a sugestão do cardápio nesta terça (8).
Não foi uma decisão fácil em diversos aspectos. A cozinheira, sócia do bar-restaurante instalado no térreo do Edifício Copan, conta que a receita está no cardápio desde a inauguração, em 2008. Com preço de 79 reais, são vendidas em média de 900 a 1.000 porções a cada mês.
Janaína diz que tem especial carinho pela pedida, que incluiu no projeto Cozinheiros pela Educação, no qual ensinava merendeiras a preparem pratos servidos em escolas da rede pública estadual. “Era uma forma de contar a história da cultura de um país através de um prato, contar como chegou aqui essa comida dos imperadores”, lamenta.
Ela também acredita que essa narrativa era uma forma de as crianças das escolas públicas viajarem por meio da comida. Tanto que falava da Itália pelo macarrão à bolonhesa e do Brasil pelo cuscuz paulista.
Outra característica apontada por ela sobre o estrogonofe, esse picadinho de carne em molho de creme de leite, é que se trata de um prato de paladar infantil, que agrada às crianças. Mas não só elas. Os adultos também adoram.
A chef ainda lembra que morou na Vila Zelina, bairro paulistano com grande concentração de lituanos e russos. “Quando percebo que tenho amigos na Rússia que estão sendo presos por falarem que estão com vergonha dessa guerra, fico muito triste. Pensei: ‘como a gente se manifesta?’”, diz.
Como cada um protesta com as armas que tem, resolveu banir o estrogonofe do menu. “É uma expressão política por meio de um prato”, acredita. Ela também diz que algumas pessoas vão entender, outras vão achar discriminação. Para Janaína, estamos por um triz de uma guerra nuclear. “Os russos têm o botão, podem apertar e acabar com o mundo. Não podemos normalizar uma coisa dessas”, teme.
Por outro lado, se houver um recuo e a guerra acabar, a cozinheira promete voltar com o prato na hora. “Quero fazer uma festa russa com estrogonofe e vodca”, sonha.
Os protestos contra o país dirigido por Vladimir Putin chegaram à gastronomia não só aqui. Até a rede McDonald’s anunciou a retirada da Rússia.
Entre outros casos rumorosos, um vem do mundo das artes. Assídua no cast da casa de ópera nova-iorquina Metropolitan, a soprano russa Anna Netrebko foi retirada do elenco de Turandot, de Giacomo Puccini. Seu lugar foi ocupado pela ucraniana Liudmyla Monastyrska.
+ Assine a Vejinha a partir de 12,90 mensais
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma