Erick Jacquin impõe “castigo” a um dos cozinheiros amadores do MasterChef
Se a primeira prova pode parecer uma missão difícil, a segunda é de arrasar
Com apenas cinco competidores em cena e final programada para 31 de julho, o MasterChef começar a pegar fogo por causa da alta tensão. Nesta terça (10), os cozinheiros terão dois desafios.
A primeira prova da noite será com ingredientes regionais brasileiros. Se essa pode parecer uma missão difícil, a segunda é de arrasar. Os participantes terão de cozinhar um jacaré, sendo que um deles em total desvantagem em relação aos demais como se verá mais abaixo.
Os ingredientes nacionais, escondidos sob uma gigantesca caixa misteriosa, estarão organizados por regiões do país e em diferentes prateleiras. Nessa “escadinha”, uma delas é só para as carnes ou proteínas (argh!), como preferem chamar os jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia, Jamile e Cão Véio). Na outra, estarão os ditos acompanhamentos. No andar superior, encontrarão-se os temperos.
Como dificuldade pouca é a tônica da atual temporada, os participantes deverão escolher itens de diferentes prateleiras e preparar com eles o que Paola chamou de cozinha inter-regional.
Veja alguns ingredientes desse mercado especial, que deverão ser transformados em um prato harmonioso em apenas uma hora:
Norte: chicória, jambu, alfavaca, cumaru, pimenta-murupi, banana-da-terra e tambaqui.
Nordeste: pimenta-de-cheiro, coentro, cominho, azeite de dendê, leite de coco, mandioca, feijão-fradinho e carne de sol.
Centro-Oeste: castanha baru, pequi, pimenta, caju e galinha caipira.
Sudeste: doce de leite (esse é para usar toda a criatividade!), urucum, pimenta dedo-de-moça, ora-pro-nóbis, café e costelinha de porco.
Sul: orégano fresco, páprica, erva-doce, erva-mate, mandioca e assado de tira.
Quem começa as escolhas é Katleen, que se safou da eliminação, seguida de Hugo. O repescado fica com a galinha e desperta a ira da Maria Antonia, que cobiçava o produto e está associada a Eliane e ao major Thiago. Ou seja, ainda há dois grupos quando devia ser todos contra todos.
Depois de escolher itens, será preciso ser criativo e preparar uma receita que lembre o Brasil. O problema é que um dos candidatos a MasterChef vai muito mal e terá uma forte punição na eliminatória.
Na prova despacho, a missão é preparar jacaré, ingrediente muito apreciado no Centro-Oeste. Trata-se de uma carne branca considerada muito saudável pelos especialistas em nutrição com sabor e textura muito peculiares. Na boca, lembra um peito de frango com gosto semelhante ao de peixe.
Para complicar ainda mais a vida do cozinheiro com o pior desempenho, Jacquin imporá um terrível “castigo”. Vai cortar o rabo do jacaré. Ou seja, ele vai perder justamente uma das melhores partes, a cauda do réptil de “carne exótica”, como açougues especializados na venda classificam.
Depois de 1 hora, saberemos quem irá se juntar ao padre Evandro e ao professor de francês, que deixaram a competição na semana, em episódio que deu o que falar. A eliminação promete!
Conheça os participantes que ainda estão na disputa:
Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.